Webventure

Dakar – Jean Azevedo abandona categoria


Jean Azevedo (foto: Ricardo Ribeiro/VipComm/Divulgação)

O piloto passou a disputar apenas a Production

Abu Rish (Egito) O piloto Jean Azevedo abandonou a categoria Marathon do Rally Paris-Dakar nesta sexta-feira. O mecânico Geraldo Lima detectou uma rachadura na balança da moto e, após análise, os próprios técnicos da fábrica KTM sugeriram a troca da peça da suspensão traseira. A alternativa seria uma solda, mas não havia garantia de resistência. Jean, juntamente com André Azevedo e Klever Kolberg, os outros integrantes da equipe Petrobras Lubrax, decidiram trocar a peça.

Em função desta substituição, Jean automaticamente deixou de fazer parte da categoria Marathon, que proíbe a troca de alguns componentes vitais da moto. Mas ele continua liderando a categoria Production e está em quinto na classificação geral. “Achei que era muito arriscado tentar soldar a peça. A etapa de sábado é longa e difícil e não poderia correr o risco de colocar tudo a perder”, disse o piloto paulista de 28 anos.

A etapa deste sábado será entre Abu Rish e Sharm El Sheikh, a penúltima da competição e também a mais longa deste ano, com 828 quilômetros no total e 365 cronometrados. O trecho terá longas retas no deserto, pedras e muita poeira.

Resultados da 15ª etapa

A etapa desta sexta-feira do Rally Paris-Dakar teve 576 quilômetros no total, com 477 cronometrados entre Luxor e Abu Rish, no Egito. O italiano Fabrizio Meoni venceu nas motos (4h42m25s). Jean Azevedo, da equipe Petrobras Lubrax, ficou em segundo nas categorias Marathon e Production e sétimo na geral com 4h51m54s.

Nos carros, o finlandês Ari Vatanen, de Nissan, acelerou mais forte e ganhou a etapa (4h06m51s). Klever Kolberg e Lourival Roldan terminaram em terceiro na categoria Super Production Diesel e 20o na geral com Mitsubishi Pajero Full (5h11m42s). O russo Firdaus Kabirov conquistou a terceira etapa consecutiva nos caminhões (5h06m53s) e André Azevedo chegou em terceiro (5h22m16s).

Soma – Na classificação acumulada desde a largada, o francês Richard Sainct mantém a liderança nas motos (48h08m23s). Jean Azevedo é o primeiro na categoria Production e quinto na geral (49h37m11s).

Nos carros, Stephane Peterhansel (Pajero Evolution), da França, segue na frente com 43h25m41s. Klever Kolberg e Lourival Roldan estão em terceiro na categoria Super Production Diesel e 14o entre todos os carros (49h25m41s).

Vladimir Tchaguine, da Rússia, lidera nos caminhões (55h21m52s). O brasileiro André Azevedo é o vice (56h34m19s), diferença de 1h12m27s.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).

VipComm
ASSESSORIA DE IMPRENSA
EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Pabx.: (11) 3865-5741 / Celular: (11) 9646-5955
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site: www.vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro – De Abu Rish (Egito)