Jean Azevedo e Juca Bala: líderes na categoria (foto: Ricardo Ribeiro/ZDL/AE)
As motos já completaram a especial de hoje do Rally Paris Dakar (13h em Brasília), maior rali do planeta que conta com cobertura on line do Webventure. Foram um total de 602 km, sendo 139km de especial (trecho cronometrado). Até aqui, esta é a maior especial e a primeira na África (saindo de Nador rumo à Er Rachidia, no Marrocos).
A largada aconteceu no horário previsto, às 7h30 (5h30 em Brasília). O dia ensolarado, mas sem temperaturas muito altas, foi comemorado pelos competidores, principalmente os das motos, já que enfrentaram temperaturas baixas na Europa.
Os brasileiros continuam bem no rali. Os pilotos da equipe BR Lubrax, Juca Bala e Jean Azevedo, conseguiram um bom resultado hoje. Assim, a dupla brasileira fez dobradinha na categoria. Jean conquistou sua melhor colocação até agora, ficando com a 29ª posição na geral e a segunda na categoria motos até 400cc. Juca foi o 33º e continua na liderança da mesma categoria.
“Ainda é muito cedo para fazer qualquer previsão, mas vamos trabalhar para manter a liderança da categoria”, afirmou Juca Bala. “A etapa de hoje foi um pouco complicada para mim porque precisei fazer muitas ultrapassagens. Quando tem outro piloto na sua frente, a atenção deve ser redobrada, tomando cuidado com as pedras que vêm em sua direção e com a navegação da planilha”, contou o piloto na chegada em Er-Rachidia.
Jean Azevedo também foi cauteloso. Ele disse preferir primeiro conhecer os adversários e não forçar a pilotagem. “É prematuro comemorar agora qualquer liderança. Ainda temos milhares de quilômetros pela frente até Dakar. E acredito que o rali vai ser definido na Mauritânia, onde enfrentaremos muitas dunas”, disse o brasileiro.
Sainct vence novamente – O piloto francês Richard Sainct (KTM), que já havia conquistado o primeiro lugar ontem, foi novamente o primeiro colocado na classificação das motos. Ele é o atual campeão do rali. Em segundo lugar ficou o piloto chileno Carlo de Gavardo (KTM), vice-campeão do Rally Internacional dos Sertões 2000. A terceira colocação ficou com o italiano Fabrizio Meoni.
Com este resultado, Sainct firma-se como o primeiro colocado na classificação geral do rali, aumentando sua diferença para o italiano Meoni, segundo na geral.
Os últimos carros ainda estão cruzando a linha de chegada da etapa e nem todos os caminhões também completaram a especial.
Este texto foi escrito por: André Pascowitch e Débora de Cássia
Last modified: janeiro 4, 2001