Klever Kolberg no deserto: dunas imensas pareciam engoliros competidores (foto: Ricardo Ribeiro/ZDL)
Um dia decisivo, em que os 450 km entre as cidades de El Ghallaouiya e Atar, na Mauritânia, pareciam se multiplicar. Dunas imensas fizeram com que muitos pilotos do Rally Paris-Dakar se vissem obrigados a desistir. Acidentes, carros engolidos pela areia e desistências marcaram o dia neste que é o maior rali do planeta e conta com cobertura on line do Webventure.
Uma das vítimas do “inferno da Mauritânia” na categoria Carros foi o brasileiro Klever Kolberg (229/Mitsubishi/T2 diesel), que ficou pelo menos meia hora parado improvisando uma nova mangueira do turbo do seu veículo. “Sem contar o tempo perdido por andar devagar. Mas o que interessa é que terminei o trecho do dia e estou pronto para seguir em frente”. Mesmo com o problema mecânico, ele conseguiu terminar o rali na 21ª colocação na classificação geral, vencendo outra etapa na categoria de carros com motores a diesel e segurando, por mais um dia, a liderança da competição nesse grupo de veículos.
A dupla Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti (251/Troller/T3 diesel) também conseguiu terminar a etapa, sem problemas sérios. Os brasileiros conseguiram a 37ª colocação na etapa, garantindo a vice-liderança na categoria e subindo oito posições na geral. Agora, eles ocupam a 27ª colocação.
Outro representante nacional, o piloto Cacá Cluaset (Mitsubishi/T3 diesel) ainda não havia terminado a etapa até as 20h (horário de Brasília), mas, segundo informações da organização, não sofrera nenhum acidente ou grave problema mecânico até o km 208 da especial, que conta com um total de 440 km.
Este texto foi escrito por: Débora de Cássia