Roma a bordo de um Mitsubishi durante o Dakar 2009 (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)
A equipe organizadora do Rally Dakar já terminou a primeira parte do levantamento para a edição de 2010. E é certo que os pilotos irão largar e chegar em Buenos Aires, na Argentina. Outra definição diz respeito ao sentido que será percorrido pela caravana do Dakar desta vez, anti-horário.
As novidades foram anunciadas pela organização depois de centenas de quilômetros percorridos e da análise de vários mapas. O reconhecimento começou no início de setembro e terminou semanas depois em Antofagasta, lugar onde ocorrerá o dia de descanso dos competidores, em 9 de janeiro.
Oito pessoas cuidam do percurso e elas chegaram a escalar a Cordilheira dos Andes pelo leste e pelo oeste, e depois passaram para o lado chileno. De acordo com David Castera, diretor esportivo do Dakar, lá será fixado o centro do rali. Existe uma grande passagem pelo deserto do Atacama e isso fará com que o Chile seja a Mauritânia da América Latina, imagina.
Um pouco mais ao norte encontramos novos tipos de dunas, especialmente nos arredores de Iquique. Inclusive, se poderá passar pelas salinas, antigos lagos de sal seco, afirma David. Para abrir caminho tem que passar por entre enormes blocos de sal. E isso é surpreendente, completa o organizador.
Durante três semanas, David e seus companheiros contaram, verificaram e anotaram todos os perigos e mudanças de direção que existirão nos 2.500 quilômetros de especiais, e que correspondem apenas à primeira parte. Em geral, as especiais serão mais curtas que as do último ano, mas os pilotos e navegadores podem, desde já, esperar algo bastante compacto, finaliza.
Muitas das imagens gravadas durante o levantamento serão apresentadas em canais de televisão franceses no fim do ano.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 5, 2009