Foto: Pixabay

Dakar: mais de 1/3 dos veículos já está fora do rali

Redação Webventure/ Offroad

Casteu foi um dos 126 pilotos a abandonar o Dakar (foto: David Santos Junior)
Casteu foi um dos 126 pilotos a abandonar o Dakar (foto: David Santos Junior)

A prova mais difícil do mundo off-road está comprovando sua fama. Embora ainda não tenha chegado à metade, o Rally Dakar 2010 já eliminou 34% de seus competidores. Dos 372 pilotos que largaram no último dia 1º, em Buenos Aires, na Argentina, 126 já ficaram pelo caminho ao longo dos seis dias, entre as categorias motos, carros, quadriciclos e caminhões.

Vale lembrar que ainda restam mais oito dias de disputas, além de um de descanso, até a bandeirada final, novamente em Buenos Aires. Nesta quinta-feira, a sexta etapa realizada entre as cidades de Antofagasta e Iquique, no Chile, causou 14 abandonos, sendo sete motos, três carros, um quadriciclo e três caminhões. Para a tristeza dos brasileiros, Thiago Fantozzi nas duas rodas e Maurício Neves e Clécio Maestrelli nos carros estão entre os eliminados.

Fantozzi caiu da moto dentro de um rio seco e precisou voltar ao acampamento de carona. Já Neves capotou seu Volkswagen e fraturou uma costela, de acordo com os médicos. Tanto Fantozzi quanto Neves eram os melhores brasileiros em suas categorias no Dakar.

Um dos que também abandonou o rali na quinta-feira foi o italiano Luca Manca. O piloto de 29 anos caiu com violência de sua moto e corre risco de morrer. De acordo com os médicos, Luca sofreu traumatismo craniano e respira por meio de aparelhos. “O piloto sofreu uma contusão cerebral que está produzindo uma hipertensão intracraniana”, divulgou o diretor do Hospital del Cobre, Miguel Cortés.

O dia mais trágico para os pilotos da atual edição do Dakar foi segunda-feira, quando 68 veículos deram adeus às chances de completar a prova. As maiores vítimas foram os carros, com 40 baixas. Em seguida vieram as motos com 24 perdas, e os caminhões e quadriciclos com duas desistências, cada.

Entre as baixas, há alguns nomes bem famosos, como o do francês David Casteu e o espanhol Jordi Viladoms, nas motos. Casteu já havia vencido até ume etapa neste ano. Já nos carros, as perdas mais sentidas foram de Nani Roma com seu BMW e Carlo de Gavardo a bordo de um Hummer. Por fim, nos caminhões, Ales Loprais e Tomas Tomecek também se despediram a milhares de quilômetros da bandeirada final.

Vladimir Chagin, líder com folgas nos caminhões, dá o tom do rali. “Hoje poderíamos ter perdido a prova. Foi uma especial muito difícil, especialmente para os caminhões, e estou feliz de ter completado a especial”, afirma o russo, vencedor em cinco dos seis dias.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 8, 2010

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure