Webventure

Dakar – Prova acaba neste domingo

Competidores da maior prova off road do mundo chegam a Sharm El Sheikh, um paraíso às margens do Mar Vermelho; favorito perde a prova na penúltima etapa

Sharm El Sheikh (Egito) De um lado, o deserto. Do outro, as águas claras do Mar Vermelho. No meio, Sharm El Sheikh, ponto final da 25a edição do Rally Paris-Dakar. A maior competição off road do mundo termina neste domingo no Egito com etapa cronometrada de apenas 34 quilômetros ao redor dos hotéis e resorts de grandes redes internacionais. Desde a largada em Marselha no dia 1o de janeiro, a caravana da prova percorreu 8.552 quilômetros pela França, Espanha, Tunísia, Líbia e Egito. Para os pilotos de carros, motos, caminhões e quadriciclos que sobreviveram às armadilhas do deserto nas últimas semanas, chegar a Sharm El Sheikh é como “entrar no paraíso”.

O “prêmio” não é só a glória de completar o Dakar, mas a “conquista” de pequenos detalhes que podem parecer insignificantes no dia a dia, como um banho de água quente, dormir numa cama e comida de qualidade. “Enfim, estamos aqui”, comemorou o brasileiro Jean Azevedo, piloto de moto da equipe Petrobras Lubrax.

Chegar ao paraíso não foi fácil. Antes os competidores tiveram que percorrer o penúltimo trecho cronometrado da competição, entre Abu Rish e Sharm El Sheikh, o maior da edição 2003. Foram 828 quilômetros no total e 365 cronometrados com longas retas no deserto, pedras e muita poeira. Outro adversário implacável foi o sono. Devido à longa distância, a largada aconteceu ainda de madrugada do acampamento montado em Abu Rish, uma base aérea militar no meio do deserto egípcio. Outro inconveniente foi o frio, principalmente para os pilotos de moto.

Peterhansel
Nos carros, valeu o velho ditado de que tudo realmente só é definido depois da linha de chegada. O francês Stephane Peterhansel, com o novo Mitsubishi Pajero Evolution, já era considerado o campeão do Dakar 2003. Nos últimos dias ele reduziu o ritmo e apenas administrava a grande vantagem que tinha para os demais concorrentes. Na etapa deste sábado a sorte não estava ao lado de “Peter”. Primeiro ele perdeu preciosos minutos tentando reparar um problema no carro. Conseguiu.

Quando voltou a andar acelerou forte para recuperar tempo e o resultado foi pior. Sem enxergar nada na poeira da alemã Jutta Kleinschmidt, ele bateu numa pedra e teve que esperar a ajuda do caminhão de assistência. Notícia ruim para o francês e caminho aberto para o japonês Hiroshi Masuoka conquistar neste domingo o bicampeonato no Dakar também de Mitsubishi Evolution.

Os brasileiros Klever Kolberg e Lourival Roldan terminaram em segundo lugar na categoria carros Super Production Diesel e em 13o na classificação geral de Mitsubishi Pajero Full. O italiano Miki Biasion venceu a etapa em quatro rodas. Nas motos não houve surpresa. O francês Cyril Despres ganhou neste sábado e Jean Azevedo terminou em segundo na categoria Production e em sexto na geral. Nos caminhões, André Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec finalizaram a etapa como vice-campeões atrás do russo Firdaus Kabirov.

Resultados da 16a etapa
Moto

1) Cyril Despres (França) 4h52m19s
2) Richard Sainct (França) 4h54m54s
3) Marc Coma (Espanha) 4h58m39s
4) Fabrizio Meoni (Itália) 4h59m10s
5) PG Lundmark (Suécia) 5h04m08s
6) Jean Azevedo (Brasil) 5h10m43s

Carro
1) Miki Biasion / Tiziano Siviero (Itália) 4h43m50s
2) Stephane Henrard / Bobby Willis (Bélgica) 4h48m40s
3) Jean-Pierre Fontenay / Gilles Picard (França) 4h48m50s
4) Ginier De Villiers / Pascal Maimon (África do Sul) 4h49m10s
5) Carlos Souza (Portugal) / Henri Magne (França) 4h49m15s
6) Hiroshi Masuoka (Japão) / Andreas Schulz (Alemanha) 4h52m37s
13) Klever Kolberg / Lourival Roldan (Brasil) 5h16m12s

Caminhão
1) Firdaus Kabirov / Aydar Belyaev / Evgeny Karlamov (Rússia) 5h07m56s
2) André Azevedo (Brasil) / Tomas Tomecek / Mira Martinec (R. Checa) 5h40m30s
3) Johannes De Rooy / Yvo Geusens / Hugo Duisters (Holanda) 5h47m50s
4) Vladimir Tchaguine / Semion Yakoubov / Serguei Savostine (Rússia) 5h551m07s

Resultados acumulados após 16 etapas
Moto

1) Richard Sainct 53h03m17s
2) Cyril Despres Diferença: 7m54s
3) Fabrizio Meoni Diferença: 38m14s
4) Jean Brucy Diferença: 1h29m54s
5) Jean Azevedo Diferença: 1h44m37s
6) PG Lundmark Diferença: 1h57m38s

Carros
1) Hiroshi Masuoka / Andreas Schulz 48h44m08s
2) Jean-Pierre Fontenay / Gilles Picard Diferença: 1h54m10s
3) Miki Biasion / Tiziano Siviero Diferença: 1h55m48s
4) Carlos Souza / Henri Magne Diferença: 2h33m42s
5) Ginier De Villiers / Pascal Maimon Diferença: 2h39m09s
6) Stephane Henrard / Bobby Willis Diferença: 3h48m39s
13) Klever Kolberg / Lourival Roldan Diferença: 11h14m38s

Caminhões
1) Vladimir Tchaguine / Semion Yakoubov / Serguei Savostine 61h12m59s
2) André Azevedo / Tomas Tomecek / Mira Martinec Diferença: 1h01m50s
3) Firdaus Kabirov / Aydar Belyaev / Evgeny Karlamov Diferença: 1h25m33s
4) Johannes De Rooy / Yvo Geusens / Hugo Duisters Diferença: 2h38m06s

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões e site Webventure (www.webventure.com.br).

VipComm
ASSESSORIA DE IMPRENSA
EQUIPE PETROBRAS LUBRAX
Ricardo Ribeiro / Ana Carolina Vieira
Pabx.: (11) 3865-5741 / Celular: (11) 9646-5955
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Site: www.vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro