Foto: Pixabay

Dakar: quarto dia não foi bom para os brasileiros

Redação Webventure/ Dakar

Depois de três dias com boas notícias para os brasileiros, o quarto estágio do Rally Dakar, disputado nesta quarta-feira, não deixará tão boas lembranças. O melhor resultado foi do piloto André Azevedo e do navegador Maykel Justo nos caminhões, com o sexto lugar. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad também deixaram boa impressão com o 10º lugar nos carros.

Todos os demais sofreram com o percurso veloz entre San Salvador de Jujuy a Calama, na Argentina. Talvez o maior prejuízo tenha sido nas motos, com as dificuldades encontradas por Zé Hélio. De quinto lugar na classificação geral, ele caiu para oitavo, depois de cruzar a linha de chegada apenas com o 14º melhor tempo do dia.

Zé Hélio precisou de 2h15min23, exatos 11min23 atrás de Marc Coma, que venceu a segunda consecutiva e assumiu a ponta, com vantagem de apenas dois segundos para Cyril Despres. “A prova de hoje foi bastante perigosa, pois havia muitas pedras escondidas por debaixo da areia fina. Preferi ter uma atuação conservadora, pois ainda resta muito Dakar”, justificou Zé Hélio.

Já Jean Azevedo voltou a andar no pelotão intermediário, fechando a quarta-feira com o 16º melhor tempo (a 14min15 de Coma), fato que o colocou em 17º no geral. O outro brasileiro da categoria, Vicente de Benedictis, ficou na 123ª colocação (a 1h33min22 do espanhol).

Salvando a lavoura – Spinelli e Haddad não foram brilhantes, mas mantiveram a regularidade que demonstram desde a largada. Hoje, eles largaram em 10º e chegaram com o 10º melhor tempo, a apenas 11min23 dos espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz nos carros. A dupla brasileira, que corre a bordo de um Mitsubishi, ocupa a oitava posição no geral, como ocorre desde a segunda etapa estão menos de uma hora atrás de Sainz, que lidera depois de vencer três das quatro provas.

Já Marlon Koerich e Emerson Cavassin terminaram na modesta 33ª colocação, com 43min20 de desvantagem em relação à marca mais rápida da quarta-feira. Desta maneira, caíram da 21ª para a 28ª colocação no acumulado das etapas, com 2h44min01 atrás de Sainz. O espanhol, que tenta o bicampeonato, trava uma bela batalha com Nasser Al-Attiyah e Stephane Peterhansel, vice-líder (a 4min24) e terceiro colocado (a 5min41), respectivamente.

Por fim, nos caminhões, André Azevedo e Maykel Justo se recuperaram do mau dia de ontem e fizeram o sexto tempo, a 13min22 do russo Vladimir Chagin, líder dos peso-pesados. O resultado permitiu que os brasileiros recuperassem duas posições na classificação geral, pulando da oitava para a sexta colocação (a 1h04min22 do piloto da Kamaz).

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 5, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure