Sainz deixou Peterhansel para trás. (foto: DPPI/Divulgação)
O espanhol Carlos Sainz é o mais novo líder do Rally da Europa Central após o sexto dia de prova, disputado na manhã desta sexta-feira, em Veszprem. Ao lado do navegador Michel Perin, o piloto da Volkswagen pulou para a ponta entre os carros ultrapassando o francês Stephane Peterhansel, da Mitsubishi.
Para ser o líder na véspera do último dia do rali, Sainz venceu a primeira especial e ficou em segundo na outra. Com isso, registrou um tempo total de 2h10min22 nos 201 quilômetros cronometrados do dia.
Assim, garantiu 40 segundos de vantagem para Peterhansel, segundo melhor na somatória do dia. Na sequência apareceram Robby Gordon a 3min02, Dieter Depping a 3min22, e Luc Alphand a 3min28, na terceira, quarta e quinta posições, respectivamente.
A nova classificação geral do Rally da Europa Central, que abre o Dakar Series, conta com Sainz em primeiro com 9h40min37 de aventura. Peterhansel tem 18 segundos a mais que o líder, seguido por Depping a 6min07, Alphand com 6min14, e Carlos Souza com 29min17.
Duas rodas – O equilíbrio não é tão grande nas motos, apesar da vitória no dia ter ficado com Cyril Despres. O francês tenta se recuperar do mau início de rali, porém ocupa apenas o terceiro lugar no geral, com o tempo de 10h43min48.
A ponta é de outro francês, David Casteu, que já está administrando a vantagem. Depois de um sétimo e um terceiro lugares nas especiais de hoje, o piloto da KTM acumula o tempo de 10h31min37, com 4min28 a menos que o chileno Francisco Lopez. A diferença para Despres é de 12min11.
A categoria Caminhões ainda não foi completada, mas a tendência é que o holandês Hans Stacey amplie sua folgada vantagem para os concorrentes. Ele venceu a primeira das especiais da sexta-feira e já carregava folga de 31min41 para o vice-líder.
O brasileiro André Azevedo, único representante do Brasil ainda disputando o rali, foi o sétimo na especial que abriu o dia, ocupando provisoriamente a 16ª colocação no geral.
Este texto foi escrito por: Webventure