O Rali Dakar 2005 começou nesta sexta-feira (31/12) em Barcelona, na Espanha, e registrou uma surpresa na categoria carros. Acompanhado do navegador Von Zitzewitz, o piloto norte-americano Robbie Gordon foi o mais rápido na especial que abriu a prova, com seis quilômetros.
A bordo de um Volkswagen, ele registrou o tempo de 4min20. Nunca um norte-americano havia vencido qualquer especial na história do Dakar entre os carros. A segunda posição no trecho cronometrado ficou com a dupla formada pelo japonês Hiroshi Masuoka e seu navegador, Andreas Schulz, da Mitsubishi, com 4min22.
A Nissan de Giniel de Villiers e Jean-marie Lurquin foi terceira, a três segundos dos vencedores. Na seqüência chegaram Bruno Saby e Michel Perin, da Volkswagen, com 4min25, e Luc Alphand e Gilles Picard, da Mitsubishi, com 4min28.
Atuais campeões do Dakar, Stephane Peterhansel e Jean-paul Cottret, da Mitsubishi, terminaram na nona colocação, a 15 segundos dos melhores do dia. Estreando nos carros, o espanhol Nani Roma, que vencera a prova nas motos em 2004, ficou em 23º lugar, com 4min56.
Brasileiros – O piloto Klever Kolberg e o navegador Lourival Roldan cruzaram a linha de chegada da primeira especial do Dakar com o 26º melhor tempo. Eles foram 39 segundos mais lentos que Robbie Gordon e Von Zitzewitz.
Esse tempo será acumulativo e apontará o resultado final da dupla da Petrobras/Lubrax no dia 16 de janeiro, depois de todas as etapas transcorridas até o Dakar, em Senegal.
Completaram a primeira especial do Dakar 2005 até as 13 horas desta sexta-feira 162 dos 164 carros inscritos.
Classificação final da etapa
1) Robbie Gordon / Von Zitzewitz – 4min20
2) Hiroshi Masuoka / Andreas Schulz – 4min22
3) Giniel De Villiers / Jean-Marie Lurquin – 4min23
26) Klever Kolberg/Lourival Roldan – 4min59
Este texto foi escrito por: Webventure