Pilotos profissionais ficam livres das regras em 2010 (foto: Tom Papp/ www.webventure.com.br)
Depois de inúmeras polêmicas sobre a restrição das motos acima de 450cc, a organização do Rally Dakar voltou atrás e liderou as cilindradas para os pilotos profissionais em 2010. A equipe oficial da KTM chegou a anunciar que não participaria do Dakar em virtude das mudanças.
Segundo a ASO, organizadora do Dakar, será dado um tempo a mais para que as equipes e pilotos possam se adaptar às novas regras, que entrariam em vigor já na próxima edição.
Ficou definido que para a prova de 2010, os pilotos classificados como ASO Elite, poderão utilizar as motos que quiserem. Os outros devem utilizar uma moto igual ou inferior a 450cc ou ainda instalar um restritor que está sendo desenvolvido pela própria ASO.
Foram selecionados 35 pilotos que fazem parte da ASO Elite. Entre eles, figuram os brasileiros Zé Hélio, atual campeão do Rally dos Sertões, e Jean Azevedo, que não compete mais na categoria motos. Segundo a organização do Dakar, esta lista pode ser alterada em função de resultados das competições oficiais da FIM.
Regras – Para 2011, os pilotos da elite ficam proibidos de utilizar motos acima de 450cc e os amadores podem continuar a usar o restritor. Já em 2012, não será mais permitido o restritor e todos devem utilizar motos com cilindrada iguais ou inferiores a 450.
Confira a relação dos pilotos da ASO Elite:
Alain Duclos
Bell Robby
Cyril Despres
David Casteu
David Fretigne
Einars Vinters
Fabien Planet
Francisco Lopez
Frans Verhoeven
Gera Farres Guell
Helder Rodrigues
Henk Knuiman
Jacek Czachor
Janis Vinters
Jean de Azevedo
Johnny Campbell
Jonah Street
Jordi Viladoms
Jose Helio Rodrigues Filho
Marc Coma
Marek Dabrowski
Martin Macek
Matteo Graziani
Michel Marchini
Mike Childress
Miran Stanovnik
Norman Kendall
Olivier Pain
Pal Anders Ullevalseter
Paulo Goncalvez
Quinn Cody
Ruben Faria
Steve Hengeveld
Thierry Bethys
Thomas Berglund
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: julho 10, 2009