Daniel venceu pela segunda vez na carreira a etapa de Itanhandu (MG) (foto: Caio Martins/ www.webventure.com.br)
Direto de Itanhandu (MG) – Orlando Alves era a grande atração da primeira etapa do Big Biker 2011 por ter sido o campeão da temporada 2010 da competição. No entanto, quem deu show no último domingo (27), na cidade de Itanhandu (MG), foi Daniel Carneiro. Com um ataque no meio do percurso de 94 quilômetros da categoria Pró, o atleta conseguiu uma boa vantagem e venceu a prova de abertura do evento.
É a segunda vez que eu saio campeão aqui em Itanhandu. Eu gosto de correr na região porque tenho muitos amigos. O Big Biker é uma prova muito divertida de participar pela quantidade de pessoas e, por isso, estou muito feliz de conquistar esse título, disse o vencedor, que conquistou a disputa também em 2008.
Com o tempo total de 3h25min27, Daniel superou em mais de quatro minutos o atual campeão da competição. De acordo com o atleta, manter-se sempre entre os primeiros e atacar no momento certo foram estratégias essenciais para alcançar a vitória.
A prova foi muito dura. Eu consegui abrir uma vantagem no quilômetro 52, na entrada de uma das partes de mata. Como era meio fechado, eu ataquei, abri uma boa distância e consegui manter o ritmo até o final, que me fez sair vitorioso hoje, contou. Eu tenho planos agora de correr todas as etapas, só preciso ver se elas não baterão com nenhum outro evento do calendário de cross-country nacional, completou.
Diferença – Em 2010, Orlando Alves foi o grande vencedor da etapa de Itanhandu do Big Biker. Naquele ano, o atleta conseguiu a primeira colocação com sobras. Desta vez, no entanto, uma estratégia diferente acabou não surtindo efeito e o competidor ficou para trás na prova, terminando com o tempo de 3h29min34.
Nos primeiros quilômetros eu estava bem forte, comandando o pelotão. Eu atacava, fazia a fuga, mas o pelotão não queria revezar e o bloco dos outros atletas acabou alcançando. O ritmo começou a cair e cair. Por volta do quilômetro 50, eu peguei um congestionamento e o Daniel aproveitou para assumiu o primeiro lugar. Como era uma serra e ele conseguiu abrir, não deu para pegá-lo mais, explicou Orlando.
Terceiro colocado na categoria Pró, Uirá Ribeiro contou que a maior dificuldade foi o sol que apareceu após uma expectativa de chuva nos dias anteriores. De acordo com o atleta, que finalizou com o tempo de 3h32min54, o psicológico foi muito importante para que seu lugar no pódio fosse garantido.
O sol atrapalhou bastante. Quando nós entramos na serra, já com 60 quilômetros de prova, o sol castigou muito. Então, o psicológico precisou ser bem forte para manter o ritmo e conseguir ficar com os outros atletas, já que o nível dos adversários está cada vez mais alto, afirmou Uirá.
Confira a classificação das categorias masculinas
– Pró (94 quilômetros)
1. Daniel Carneiro – 3h25min27
2. Orlando Alves – 3h29min34
3. Uirá Ribeiro – 3h32min54
– Sport (66 quilômetros)
1. Elvis de Oliveira – 2h39min25
2. Marcos de Souza – 2h42min09
3. Thiago Monteiro – 2h43min12
Este texto foi escrito por: Caio Martins
Last modified: março 28, 2011