Desempate aconteceu na última perna do terceiro match (foto: Luiz Doroneto/adorofoto)
O paranaense Daniel Glomb, melhor colocado no ranking de match race da Isaf, venceu pela primeira vez o Match Race Brasil. O capitão disputou a final da primeira etapa neste domingo, em Búzios (RJ), contra a tripulação de André Fonseca, e venceu por 2 a 1. Alexandre Saldanha ficou em terceiro, após vencer a regata única contra Alan Adler.
Glomb liderou o primeiro match desde a primeira bóia, mesmo largando atrás, e saiu na frente na final. Fonseca empatou na segunda regata. A decisão só saiu na última perna do terceiro match, com vento a favor, quando o veleiro de Glomb conseguiu escapar.
“Estou orgulhoso por vencer o Fonseca e, também, por ser o terceiro brasileiro a vencer uma etapa do Match Race [apenas Torben Grael e Alan Adler conseguiram o feito]. Tivemos sorte nessas regatas finais, pois com o vento fraco de 4 nós, com rajadas de 7, as mudanças na raia acontecem de uma hora para outra. Os dois primeiros matches foram equilibrados, mas no último conseguimos nos recuperar primeiro e saímos com vantagem”, comemorou o campeão.
“Como sempre a disputa com o Glomb foi difícil e bonita. Somos rivais no Sul, mas muito amigos e nos respeitamos. Na primeira regata, dominamos na largada, mas eles conseguiram um vento melhor e venceram. Na segunda aconteceu o contrário. E, na terceira, queimamos a largada e com a condição de vento da raia era difícil haver uma recuperação. Estou satisfeito,mas acho que perdemos o título na primeira regata, quando deixamos eles reagirem”, lamentou Fonseca, que compete pelo Clube Jangadeiros, em Porto Alegre, enquanto Daniel Glomb é do Veleiros do Sul, também na capital gaúcha.
Além do comandante, fizeram parte da tripulação vencedora os velejadores Alexandre Muller, Daniel Muller, Diego Stefani, Henry Boening, Lucas Ostergreen, Rene Garrafielo e Caroline Béjar. A decisão do Match Race Brasil 2007 acontece em Ilhabela, de 4 a 7 de outubro.
Este texto foi escrito por: Webventure