“A ilha mais bonita que os meus olhos já viram”, assim Cristóvão Colombo descreveu a Jamaica ao se deparar com o país em 1494. Apesar de ser cercada por praias paradisíacas e o mar azul do Caribe, ainda não é um destino comum entre os brasileiros.
Por muito tempo, a ilha ficou ligada a um histórico de violência, relação com drogas e hotéis hedonistas, isso fez com que os turistas tupiniquins nem cogitassem conhecer o local porém, este cenário vem mudando ao longo dos anos. Os americanos, por exemplo, tem como tradição visitar o país durante a lua de mel, já que existe a possibilidade de fugir do rigoroso inverno do hemisfério norte, fora que a viagem de Miami para Kingston (capital da Jamaica) pode ser feita de avião e dura apenas 40 minutos.
Kingston
A maior cidade do país, na maioria das vezes, nem chega a ser visitada pelos turistas, isso se deve ao fato de ser um local considerado perigosa e sem muitas atrações. Para o fãs de reggae e Bob Marley, lá está o museu do artista dentro de sua antiga casa e estúdio, vale a visita. O turista tem a chance de se sentir dentro da vida do músico.
Montego Bay
Sem dúvida, o local mais procurado por quem visita a Jamaica é Montego Bay, no norte da ilha. Lá estão os mais famosos resorts do país, o local também é ponto de parada dos cruzeiros que atravessam o Caribe. São praias, cachoeiras, cavernas e um belíssimo bosque de pedras.
A cidade ainda recebe o Reggae Sumfest, o maior festival do gênero em todo o mundo, que completou 24 anos em 2016.
Ocho Rios
Outra tradicional parada dos cruzeiros que passam pelo Caribe é Ocho Rios, a cidade é um ponto turístico mais recente na Jamaica e divide a atenção dos turistas com Montego Bay. As pequenas enseadas em seus arredores são tranquilas e nunca estão lotadas, porém uma das mais famosas e belas praias, Negril está sempre cheia de turistas e ambulantes. A pequena cidade se desenvolveu graças ao turismo e conta com uma boa estrutura de hospedagem, para quem quiser conhecer as belezas do norte da Ilha.
Apenas 16 quilômetros de Ocho Rios, está uma cidadezinha chamada Oracabessa, onde residiu por muito tempo o escritor Ian Fleming, que ali escreveu James Bond. Não é a toa que hoje a praia próxima a sua antiga casa (que agora é um hotel), é chamada James Bond Beach e é aberta ao público.
E aí, você está pronto para escutar muito Reggae e conhecer as belezas naturais da ilha?
Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli