Webventure

De Gavardo segue líder nas motos e Nissan assume a ponta no Rally do Oriente


O francês Jean Brucy acelera durante a sexta etapa do Rally do Oriente na Turquia (foto: Divulgação)

O chileno Carlo De Gavardo conquistou mais uma etapa do Rally do Oriente, na Turquia, ampliando sua vantagem na classificação geral das motos. Para garantir um bom posicionamento no dia De Gavardo planejou uma estratégia de equipe junto com seu companheiro na equipe de fábrica KTM, o francês Jean Brucy. Os dois escolheram as duas primeiras posições na largada desta sexta.

A intenção era realizar um dia de navegação em conjunto ampliando a vantagem sobre o norueguês Pal Anders Ullevalsetter, principal ameaça a dobradinha da equipe KTM na Turquia. “Foi um erro. Pensei que abrindo a trilha juntos seriamos muito mais rápidos que os outros. Mas não levamos em conta o quanto Ullevalsetter acelera e ia conseguir nos alcançar com facilidade. Eu só pensei nisso a noite, enquanto dormia. Mas ai já não dava para alterar nossa posição de largada”, desabafou De Gavardo.

De fato Ullevalsetter colou na navegação de Jean Brucy. De Gavardo, que largou com potência máxima, conseguiu abrir alguma vantagem segura do norueguês. O chileno terminou o dia conquistando sua quarta vitória consecutiva no Rally do Oriente e se isolando na liderança da prova.

“Ganhar quatro etapas deu uma certa segurança e me deixou muito feliz. Estou em uma boa posição para finalizar o dia de amanhã. Porém sei que um rali só se vence quando ele termina. Nunca se sabe o dia de amanhã. Mas estou confiante de que vou conseguir cumprir 100% com meus objetivos”, comentou o chileno.

O Mundial da FIM é dividido em duas categorias: 450cc e Open. De Gavardo é o atual líder da Copa do Mundo FIM, na categoria 450cc, onde a KTM disputa briga pesada com a Honda.

Já Ullevalsetter embarcou para a Turquia com o objetivo claro de buscar pontos para colar na classificação dos líderes do Mundial na categoria Open. O francês Cyril Despres, o espanhol Marc Coma e seu compatriota Isidre Esteve, são os atuais líderes do campeonato após a última etapa no Marrocos. Ullevalsetter aparece em sexto, atrás de Richard Sainct e do sul-africano Alfie Cox.

Nissan na ponta – O experiente belga Grégoire de Mevius e seu navegador Jacky Dubois, da equipe oficial Nissan, assumiram a liderança entre os carros. O italiano Bruno Saby, que liderava o rali até a etapa de ontem, teve problemas e abandonou a competição deixando a liderança de presente para o belga.

O dia só não foi pior para a equipe da Volkswagen porque a dupla feminina formada pela campeã do Dakar 2000, Jutta Kleinschmidt e sua navegadora Fabrizia Pons, venceu a sétima etapa nesta sexta assegurando o terceiro lugar.

Quem também comemorou o abandono de Bruno Saby foi o francês Jean-Louis Schlesser, que junto com seu navegador François Borsotto garantiu a segunda posição na classificação geral com o terceiro lugar no dia de ontem.

Hoje, uma última etapa de apenas 110 quilômetros pode trazer surpresas. A diferença entre Grégoire e Schlesser é de pouco mais de 2 minutos. O Rally do Oriente é válido como terceira etapa da Copa do Mundo de Rally Todo Terreno da FIM, e como sexta etapa da Copa do Mundo da FIA.

Confira como está a classificação geral:

Carros – etapa válida pelo mundial FIA

1 Grégoire de Mevius/Jacky Dubois – Nissan Pick Up 22h07m48s
2 Jean-Louis Schlesser/François Borsotto – Schlesser Ford Raid – 22h09m51s
3 Jutta Kleinschmidt/Fabrizia Pons – Volkswagen Touareg – 22h14m05s
4 Khalifa Al-Mutaiwei/Alain Guehennec – BMW X5 – 22h55m20s
5 Philippe Gache/Jean-Pierre Garcin – Buggy SMG-OR – 23h14m10s

Motos – etapa válida pelo mundial FIM

1 De Gavardo – KTM – 24h39m55s
2 Brucy – KTM – 24h54m54s
3 Ullevalseter – KTM – 25h05m56s
4 Vinters – KTM – 25h35m23s
5 Czachor – KTM – 26h13m33s

Este texto foi escrito por: Redação Webventure