Carlo de Gavardo no Rally Por Las Pampas 2005 (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)
A entrada do Rally dos Sertões no calendário do Mundial da FIM é o principal motivo para o retorno do chileno Carlo De Gavardo, 35 anos, ao Brasil. O piloto retorna aos Sertões com o status de ser considerado um dos 10 principais pilotos de Cross-Country da atualidade. Foram quatro participações consecutivas na prova até 2001. Seu melhor resultado no Brasil foi um segundo lugar em 2000.
Em 2002, após conquistar o quarto lugar na classificação geral do Dakar, o chileno foi convidado a ser o primeiro sul-americano na equipe de fábrica da KTM e assim teve que concentrar suas provas internacionais dentro do Mundial FIM. Para mim é um orgulho. Sei que o que represento por ter vindo de baixo, por ser sul-americano, comenta De Gavardo sobre sua presença na equipe KTM.
Em entrevista a Webventure em abril de 2002, logo após consolidar sua entrada na equipe oficial KTM, ele comentou sobre o Sertões. “Eu assumi uma postura muito profissional. É um rali (Sertões) maravilhoso, as pessoas, o espírito, os lugares, tudo é maravilhoso. Mas não deixa de ser um rali perigoso, e muito perigoso. Se me acontece algo nos Sertões eu posso perder oportunidades no campeonato mundial e em outras competições que me custam muito”, comentou o chileno na época explicando seu afastamento da prova.
Com a entrada do Sertões no Mundial FIM em 2005, o chileno volta ao Brasil e em boa posição para conquistar no Brasil, por antecipação, o título na categoria para motos de até 450cc.
Desde 2004, De Gavardo foi escolhido pela KTM como piloto de desenvolvimento das motos desta categoria. Após dois acidentes graves, a KTM decidiu oferecer a 450cc ao chileno como forma de ajudar na recuperação. “O Hanz Trunkempotz (diretor de competição da KTM) me ofereceu a 450cc para eu pegar mais leve. Sabendo que não estava ainda 100%, aceitei.”, explica De Gavardo.
Em 2004, seu primeiro ano correndo com 450cc, o chileno já conquistou seu primeiro título mundial na categoria. De Gavardo terminou por firmar-se na categoria e vem para o Sertões com a possibilidade de conquistar o bicampeonato por antecipação em terras brasileiras.
No Brasil, De Gavardo terá como único companheiro na equipe KTM o espanhol Marc Coma. De Gavardo e Coma já estão acostumados a dividir estrutura de acampamento e mecânicos nas etapas do Mundial. Apesar de correr com uma moto de menor potência, o chileno leva vantagem sobre o espanhol por conhecer as trilhas típicas brasileiras, o funcionamento do rali e principalmente por ter conhecimento sobre os principais e mais fortes adversários brasileiros na prova.
Intimidade com o sertão – Em suas participações nos Sertões o piloto chileno sempre mostrou muita intimidade e boa adaptação ao terreno e ao estilo da prova. Na sua estréia nos Sertões 1998, ainda desconhecido no Brasil, surpreendeu com uma boa performance nas duras condições da prova daquele ano. Conquistou o terceiro lugar, atrás apenas do austríaco Heinz Kinigardner, na única participação oficial da equipe KTM, e de Juca Bala.
Por duas vezes esteve muito próximo a conquistar o título no Brasil. Em 1999 liderava o rali quando sua moto rompeu o motor na sexta etapa do rali no Tocantins. Em 2000 ficou com o segundo lugar com apenas 4 minutos de diferença para Jean Azevedo.
Este texto foi escrito por: Cristina Degani