Webventure

Decisão do Brasileiro de rali fica para Joinville


Carro de Marcos Marcola/Sergio Tarcísio acelera na trilha. (foto: Divulgação/R.Leme)

Ilha Comprida, 238km ao sul de São Paulo, abrigou a 9a. e 10a. etapas do Brasileiro de Rali neste final de semana. A chuva, que caiu nos dois dias de prova (sábado e domingo), prejudicou o rendimento de vários pilotos e levou a decisão do campeonato para a última etapa, em Joinville. O título poderá ir para uma das três marcas: Mitsubishi, com Bertholto/de Paula; Seat Ibiza, com Lemos/Lima ou com o Subaru Impreza de Vianna/Paula.

No sábado (9ª etapa), 18 carros disputaram seis especiais (trechos cronometrados) de alta velocidade, em três tipos de terrenos: asfalto, terra batida e areião. A vitória na geral foi da dupla Tino Vianna/Edu Paula (Subaru Impreza), seguido pelo seu companheiro de equipe Édio Fuchter/João Gomes. Ulysses Bertholdo/Nilo de Paula (Mitsubishi Lancer), dupla líder da geral antes das etapas, teve o motor quebrado e ficou fora da prova na segunda especial.

A terceira colocada na geral foi a dupla Paulo Lemos/Sergio Lima (Seat Ibiza), que venceu na categoria A7. Marcos Marcola/Sergio Tarcísio completaram a dobradinha da equipe Seat, com a segundo lugar na categoria.

Ontem (10ª etapa), a dupla Lemos/Lima (Seat Ibiza), que estava cotada para ganhar o brasileiro, capotou espetacularmente na terceira especial do dia, mas, felizmente, nada sofreu. “Estava com um problema na suspensão dianteira esquerda, que provocou uma saída da pista. O carro escorregou de traseira, pegou uma pedra e estocou. Havia um poste de concreto à frente, viramos de bico e batemos com o teto no poste, o carro chicoteou, capotamos duas vezes e caímos com as rodas no chão”, contou Paulo Lemos.

Premiada – Mesmo com o acidente, a dupla sagrou-se campeão antecipada da categoria A7 (carros preparados, de 1600 a 2000 cc, tração 4×2), pois seus companheiros de equipe Marcola/Tarcísio, únicos com chances de alcança-los, tiveram problemas mecânicos. “Estou muito feliz de ter levado esse título, depois do acidente. Foi um susto muito grande, mas graças a Deus saímos ilesos do carro. Nosso objetivo foi cumprido e isso nos dá muita satisfação”, comentou Lemos.

Sem Lemos/Lima (Seat Ibiza) na briga da geral, a Subaru Impreza ficou com as três primeiras posições na 10ª etapa, com Tino Vianna/Edu Paula; Edio Fuchter/João Gomes e Maurício Neves/Gilson Rocha. Mas a liderança na geral continua com Ulysses Bertholdo/Nilo de Paula (Mitsubishi Lancer), que apesar de ter abandonado a prova ontem com problemas no motor, conseguiu retornar à competição hoje, terminando na quarta posição e garantindo 10 importantes pontos.

Na verdade, o vencedor moral da etapa foi Edio Fuchter, porém como Vianna era o único piloto do time com chances de lutar pelo título na geral, a equipe Subaru optou por dar a vitória a Vianna. No último trecho, Fuchter parou pouco antes da bandeirada para passar a vitória ao companheiro Vianna.

Em Joinville, 11a e 12a. etapas, estarão em jogo 40 pontos na geral e 20 pontos por categoria. A briga vai ser boa já que a diferença do primeiro colocado, Bertholdo/de Paula (Mitsubishi Lancer), para o terceiro, Lemos/Lima (Seat Ibiza), é de apenas 21 pontos.

Classificação geral 9a. etapa:

1. Tino Vianna/Edu Paula (Subaru Impreza/N4)

2. Edio Fuchter/João Gomes (Subaru Impreza/N4), a 31s6

3. Paulo Lemos/Sergio Lima (Seat Ibiza/A7), a 33s0

4. Maurício Neves/Gilson Rocha (Subaru Impreza/N4), 1m07s6

5. Marcos Marcola/Sergio Tarcísio (Seat Ibiza/A7), a 2m15s9

6. Cláudio Rossi/Marco Aurélio (Mitsubishi Lancer/N4), a 3m50s5

7. Jorge Raviola/Cristiane Cordova (Mitsubishi Lancer/N4), a 4m09s9
8. Luiz Tedesco/Milton Pereira (Fiat Palio/A6), a 5m50s8

Classificação geral 10a. etapa:

1. Tino Vianna/Edu Paula (Subaru Impreza/N4)

2. Edio Fuchter/João Gomes (Subaru Impreza/N4), a 2s3

3. Maurício Neves/Gilson Rocha (Subaru Impreza/N4), a 1m01s1

4. Ulysses Bertholdo/Nilo de Paula (Mitsubishi Lancer/N4), a 1m07s4

5. Cláudio Rossi/Marco Aurélio (Mitsubishi Lancer/N4), a 2m51s5

6. Luiz Tedesco/Milton Pereira (Fiat Palio/A6), a 4m57s4

7. Emerson Soca/Alberto Blanco (VW Gol 1.6/A7), a 5m11s3

8. Marcos Marcola/Sergio Tarcísio (Seat Ibiza/A7), a 6m23s5

Classificação geral após 10 etapas:

1. Bertholdo/de Paula (Mitsubishi Lancer), 130 pontos

2. Vianna/Paula (Subaru Impreza), 110 p.

3. Lemos/Lima (Seat Ibiza), 109 p.

4. Marcola/Tarcísio (Seat Ibiza), 72 p.

5. Fuchter/Gomes (Subaru Impreza), 69 p.

Este texto foi escrito por: Webventure