Webventure

Decisão nas canoas havaianas acontece em dezembro


Trecho no mar e contra a correnteza no rio esperam pelos competidores. (foto: Arquivo Webventure)

Enfrentar trechos de mar e rio com correnteza contra, em um percurso de 42 km e cerca de quatro horas de remadas contínuas. Esse é o desafio que os remadores de canoa havaiana terão no próximo dia 7 de dezembro, na decisão do título brasileiro da modalidade em longa distância.

A Travessia Natural Art, válida pela 3ª e decisiva etapa do Circuito Brasileiro, será feita em volta da Ilha de São Vicente, onde ficam as cidades de Santos e São Vicente, no litoral paulista. As categorias Masculina e Mista (três homens e três mulheres) disputarão a prova. A largada será na Ponta da Praia, em Santos (em frente ao Aquário Municipal), às 9 horas.

De lá, os remadores seguirão pelo mar em direção à Ilha Porchat, em São Vicente. Neste ponto, terão a primeira dificuldade: atravessar a famosa Garganta do Diabo, um trecho com ondas grandes, correnteza, que vai exigir muita habilidade dos lemes (remador responsável pela direção da canoa). Logo após a Garganta, os remadores terão a primeira bóia de controle, onde poderá ser feito o revezamento de atletas (não é obrigatório), no caso de cansaço ou contusão.

Na seqüência, os competidores remarão em águas de rio, indo até o Porto de Santos. Antes, em Cubatão, junto à Raia Olímpica do Casqueiro, mais um ponto de revezamento. A orla portuária será o último trecho longo da disputa, que terminará na Ponta da Praia. “Vai ser uma prova dura, porque teremos muitos trechos com correnteza contra. O preparo físico dos participantes vai ser determinante”, acrescenta Paiva responsável pela construção das canoas havanas no Brasil.

Equilíbrio – Na disputa masculina, três equipes dividem o favoritismo, o Paulistano, atual campeão brasileir, a Brucutus, de Bertioga, e a EAS-Vit Shop, que já garantiu este ano o título de velocidade. Nas mistas, a Paulistano-NewCad-Água Marinha é a mais cotada por ter vencido as duas etapas anteriores e ter conquistado o título nacional de provas curtas.

As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (6/12). Mais informações na Canoa Brasil, pelo fone (13) 3261.7112. A taxa é de 60 Reais, mais um quilo de alimento não perecível, por atleta. Os mantimentos recolhidos serão doados à Capela de Santa Edwiges, que entrega cestas básicas para famílias de pescadores do Rio do Meio.

Este texto foi escrito por: Webventure