Webventure

Decisão nas canoas havaianas acontece sábado


Esta será a primeira prova da categoria disputada fora do mar. (foto: Arquivo Webventure)

A decisão do título brasileiro de canoas havaianas, na categoria velocidade, acontece neste sábado (26/10), na raia olímpica da USP, em São Paulo. Esta será a primeira vez que uma disputa deste esporte será realizada fora do mar. A prova faz parte da programação do Festival USP Petrobras das Águas, evento esportivo, cultural e ecológico, com entrada gratuita.

O nível promete ser o mais forte das provas realizadas no Brasil, desde que as competições da modalidade foram iniciadas, em agosto de 2001. Pelo menos quatro equipes chegam com condições totais de faturar a vitória, assegurando grandes emoções ao público. Com a vantagem de competir “em casa” o Club Athético Paulistano tenta o bicampeonato nacional. O time conta com talentos como Fábio Paiva, 15 vezes campeão brasileiro de canoagem, e Maurício Borsari, campeão brasileiro Master de remo e tetracampeão nacional de rafting.

A grande favorita é a Outrigger Rio Clube, a mais antiga do país e primeira a disputar uma prova no exterior. Este ano o grupo disputou na França a “La Porquerollaise”, contra times do taitianos, franceses e alemães, em um circuito de 67 km. “Sem dúvida, eles são os mais fortes. Já tiveram contato com equipes estrangeiras e possuem um padrão muito bom de remada”, comenta Borsari, o responsável pelo ritmo do Paulistano na prova, que terá 2 mil metros de reta.

Mais equipes na briga – Também aparecem com grandes chances de vitória os times Brucutus, de Bertioga, vice-campeão em 2001 e vencedor de uma das etapas longas este ano, e o Smera/EAS. Outras equipes querem surpreender. É o caso da santista Lev Tec, que reformulou a sua formação e chega bem treinada.

“Vamos com tudo para tentar vencer. Melhoramos muito a nossa técnica em relação ao início do campeonato, quando competimos, sem nunca ter remado na canoa havaiana e sem ter conjunto na equipe. Agora, estamos mais preparados”, afirma o capitão da Smera/ EAS, Pedro Senna, que este ano garantiu o título brasileiro de canoagem oceânica, junto com Jefferson Libório, responsável pelo leme da canoa, função mais importante durante a disputa.

Além da masculina, o Brasileiro de canoas havaianas terá a decisão da categoria mista (três homens e três mulheres). A briga pelo título está entre as equipes Paulistano/ New Cad/ Água Marinha, com remadores de Santos e São Paulo, e a PBL, formada por atletas santistas.

Este texto foi escrito por: Webventure