Webventure

Decreto visa melhorias nos Parques Estaduais do Rio de Janeiro


Parques terão regras para manter bom relacionamento com usuários (foto: Arquivo Sampa Bikers)

Na próxima quinta-feira (27), data em que se comemora o Dia da Mata Atlântica, no Parque Lage (RJ), acontece a assinatura do decreto que estabelece regras de uso dos Parques Estaduais do Rio de Janeiro pela população. O projeto foi elaborado por uma equipe do Instituto Estadual do Ambiente e levada ao Gabinete Civil para aprovação.

O decreto visa uma boa relação entre o Poder Público e os usuários das Unidades de Conservação, sejam visitantes ou praticantes de esportes de aventura. Das regras que vão desde princípios de liberdade de visitação com responsabilidade, planos de manejo até a realização de seminários de mínimo impacto ambiental. Todo o plano foi desenvolvido com base no projeto feito pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Além das regras, mais oito Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) serão reconhecidas pelo Estado, mas somente duas com certificação garantida: Sítio da Luz e Serra Negra, em Friburgo e Teresópolis, respectivamente. As outras seis RPPNs serão reconhecidas em caráter provisório.

Com esse reconhecimento, o Governo quer chegar a 10 mil hectares de reservas até o fim de 2011. Já são aproximadamente 4.500 mil hectares.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure