Scheidt supera Fontes e consegue vaga para o Pan (foto: Marcio Rodrigues/fotocom.net )
Já na sexta-feira (9) dois velejadores estavam com suas vagas garantidas para o Pan-americano do Rio, em 2007. Low-Beer, na Sunfish, e Bimba, pela RS:X, finalizaram as 11 regatas previstas para o campeonato ainda ontem. Após um dia de disputas acirradas, as demais classes conheceram os campeões da seletiva neste sábado. Scheidt, mesmo punido com uma volta de 720 graus por ter colidido com Bruno Fontes, venceu a última regata e será o representante da classe Laser.
A apenas uma regata da decisão, a diferença de Scheidt para Fontes era de irrisórios três pontos.A disputa foi tensa e muito acirrada. Mesmo antes da largada, a gente já estava se marcando, contou o vencedor. O octacampeão mundial se mostrou muito animado com o resultado. Estou extremamente feliz com a vaga. Este era um dos meus projetos mais importantes do ano.
Com ventos bons, de 8 a 12 nós, o favorito Maurício Santa Cruz confirmou sua vitória na J/24 depois de enfrentar forte resistência de Daniel Glomb durante todo o Pré-Pan. Conseguimos a vaga e o sonho de lutar pela medalha de ouro no Pan, o título que nos falta, comentou Santa Cruz. A classe mais equilibrada foi a HC 16, em que Bernardo Arndt se consagrou vencedor na última regata, mas apenas pelo critério de desempate com José Roberto de Jesus.
Assim como Arndt, Adriana Kostiw só garantiu sua vaga para a classe Laser Radial na última etapa. Agora vou ter de treinar 30 vezes mais. A dificuldade da seletiva foi apenas um exemplo do que encontrarei no Pan, quando enfrentarei velejadoras fortíssimas dos Estados Unidos, Canadá e México, disse Kostiw após vencer sob protesto de Viviane Béghin.
Na Lightning Cláudio Biekarck foi o vencedor e admitiu a dificuldade da competição. Já Alexandre Paradeda, campeão da Snipe, ressaltou o equilíbrio entre os velejadores. Na RS:X Feminina, Patrícia Castro foi a melhor, mesmo tendo conquistado apenas um sexto lugar na última regata. O que a salvou foi a vitória de Carol Borges, tirando pontos de sua concorrente direta Patrícia Freitas.
Equipe de Vela para o Pan-Americano:
– RS:X Feminino: Patrícia Castro
– RS:X Masculino: Ricardo Winicki, o Bimba
– Sunfish: Bernardo Low-Beer
– Laser Standard: Robert Scheidt
– Laser Radial: Adriana Kostiw (sob protesto)
– J/24: Maurício Santa Cruz/ João Carlos Jordão/ Alexandre Saldanha/ Daniel Santiago
– Snipe: Alexandre Paradeda/Pedro Tinoco
– Hobie Cat 16: Bernardo Arndt e Bruno Oliveira
– Lightning: Cláudio Biekarck/Gunnar Ficker/Marcelo Silva
Este texto foi escrito por: Webventure