Equipe masculina no K4 (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
A seletiva da canoagem masculina, realizada nesta quinta-feira (19), no Parque Iguaçu, em Curitiba (PR), mostrou a experiência dos veteranos aliada ao potencial dos jovens. O experiente Sebastián Cuattrin se classificou novamente para os Jogos, fato que se repete desde 1995, quando conquistou sua primeira medalha nos Jogos. Outro veterano é Guto Campos, dono do único ouro pan-americano da canoagem.
Os atletas contrastam com a nova geração que irá, pela primeira vez, aos Jogos Pan-americanos, como Givago Bitencourt (18 anos) e Nivalter Conceição (19 anos). Ao todo, 24 atletas da seleção permanente de canoagem participaram da seletiva. Estiveram aqui ótimos canoístas da nova geração, demonstrando que nosso esporte está evoluindo constantemente no país e que temos ótimas perspectivas para o futuro, afirma Cuattrin.
No caiaque, os seis atletas que carimbaram o passaporte para o Pan são: Sebastián Cuattrin, Guto Campos, Edson Silva, Roberto Maheler, Jonathan Silva e Givago Bitencourt Ribeiro. Na canoa: Nivalter Santos, Vilson da Conceição e Vladimir Moreno.
Cuattrin, se classificou em duas provas, no K4 1000m e no K1 1000m. As provas foram muito disputadas. No K1 fomos o Guto e eu brigando até o final. No K4 foi um pouco mais tranqüilo e, no K2 500m foi por centésimos que não veio a classificação. Mas foi bem legal, gostei do resultado, afirma Cuattrin, que tem nove das 12 medalhas pan-americanas do Brasil.
Na canoagem feminina, as atletas foram selecionadas no início de março.
Brasileiro – A partir desta sexta-feira, junta-se à Seleção Brasileira de Canoagem mais de 100 atletas que disputarão o Campeonato Brasileiro da modalidade. O Brasileiro já começa amanhã e será muito mais disputado, destaque Cuattrin, que tem mais de 100 títulos nacionais.
Depois do brasileiro, a seleção de canoagem embarca para a Europa onde disputará duas etapas da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade. A primeira será entre os dias 4 e 6 de maio em Zagreb, na Croácia e, a segunda, de 18 a 20, em Szeged, na Hungria.
A mistura de jovens revelações e atletas de renome que vimos aqui hoje mostra que o trabalho com a canoagem está no caminho certo. Agora esse período de treinamento na Europa aprimorará ainda mais nossos atletas, afirma João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
Atletas classificados em cada prova:
Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni
Last modified: abril 19, 2007