Com a vitória da equipe neo-zelandesa Seagate.com.NZ, ontem (15/10), acabou o mistério em torno de quem seria o campeão deste Eco-Challenge 2002, nas Ilhas Fiji. Hoje, após sete dias desta corrida de aventura, o pódio está completo: também chegaram ao fim dos 500 km de percurso a GoLite/Balance Bar, dos EUA, em segundo lugar, e a australiana Air Pacific, em terceiro.
Mostrando que este Eco-Challenge premiou os favoritos, as mesmas equipes que ocuparam o primeiro e o segundo lugares em Fiji são as que o fizeram na edição passada, na Nova Zelândia. Só que na ordem invertida. Em 2001, foram os neozelandeses, então correndo com o nome de PureNZ.com, que perderam para os norte-americanos da Salomon/Eco-Internet, os mesmos que hoje compõem a GoLite/Balance Bar. A mudança de nomes de uma edição para outra é um fato comum nos times de corridas de aventura, como em outros esportes, devido a eventuais trocas de patrocinadores.
Brasil – A Canon Quasar Lontra e a EMA Brasil continuam representando o país rumo à linha de chegada neste Eco-Challenge. A primeira, de acordo com o ranking divulgado após sete dias e 17 horas de corrida, ocupa a nona posição, tendo passado pelo Posto de Controle 11, dos 18 totais. A EMA Brasil aparece em 19º lugar, com passagem pelo PC 7.
A AXN Atenah, que seguia no percurso mesmo desclassificada devido ao abandono de Eleonora Audrá, desistiu de continuar na prova, ontem. Nora deixou o quarteto dois dias antes, com uma infecção. Segue internada em Fiji para se recuperar, e, segundo familiares, passa bem.
A data final para os times avançarem no Eco-Challenge 2002 é 21 de outubro, próxima segunda-feira, dez dias depois da largada.
Este texto foi escrito por: Webventure