Equipe brasileira desembarca em Fortaleza (foto: Idário Araújo / VipComm)
Fortaleza (Vipcomm) Após um longo período de preparação, chegou a tão esperada hora. A delegação oficial brasileira desembarcou em Fortaleza (CE), onde vai disputar o Six Days, a mais importante e tradicional prova Enduro do mundo que acontece pela primeira vez no Brasil, entre os dias 3 e 8 de novembro. Ao todo, 29 brasileiros vão disputar a competição. Dez deles fazem parte da equipe oficial que foi escolhida depois de três seletivas organizadas durante o ano pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). (Veja a relação dos pilotos abaixo).
Logo na chegada à Fortaleza, alguns pilotos aproveitaram o tempo para ampliar os conhecimentos de mecânica. Como manda o regulamento, são eles mesmos que terão que consertar as motos em caso de quebra durante a competição. Além disso, no final de cada dia, os pilotos terão apenas 15 minutos para fazer qualquer ajuste como a troca de componentes ou de pneus, por exemplo e outros 10 minutos antes da largada. Os mecânicos das equipes só poderão dar orientações. A equipe que desrespeitar a regra ou ultrapassar o tempo é penalizada pela organização.
O piloto Antonio Jorge Balbi Jr (MG), que vai disputar a categoria Troféu Junior como uma Honda 450cc 4T, tirou e colocou a roda de sua moto pelo menos cinco vezes. Não tenho tanta experiência e por isso estou treinando para fazer isso o mais rápido possível dentro do tempo permitido, disse. Já os mais experientes, como o piloto Márcio Nascimento (SP), que vai competir com uma KTM 450 4T, prefere se preparar fisicamente. Estamos correndo à pé todos os dias para relaxar e até mesmo para sentir melhor o clima local, afirmou.
Os pilotos da equipe oficial brasileira também aproveitam o tempo para se reunir e traçar metas para a competição. Eles têm como objetivos manter o equíbrio emocional em cada prova, poupar equipamentos, evitar acidentes ou penalizações. Temos a vantagem de estar correndo em casa e se conseguirmos cumprir essas metas, o Brasil terá chances de conquistar a medalha de ouro, disse o piloto Nielsen Bueno (SP), que vai correr o Six Days na categoria Troféu Mundial com uma moto KTM 450cc 4T.
Já o piloto Bernardo Magalhães (MG), que disputa a prova com uma KTM 250 2T, acha importante também que cada piloto esqueça o individualismo. Se não houver um comprometimento toda a equipe é prejudicada, afirma. Bê, como é conhecido, já participou de três edições do Six Days: o de 2000 em Granada, 2001 na França e no ano passado, na República Checa. Nas outras edições minha grande dificuldade era o frio. Acordava muito cedo e as mãos, mesmo com luvas, pareciam que iam congelar. Com certeza, o calor brasileiro será nosso grande aliado, afirmou.
Conheça as seleções
Troféu Junior
Jorge Balbi Junior (Honda 450cc 4 Tempos), MG
Felipe Zanol (Husqvarna 250cc 2 Tempos), MG
Sérgio Klaumann (KTM 250cc 2 Tempos), SC
Diego Moraes (Gas Gas 125 2 Tempos), DF
Troféu Mundial
Bernardo Magalhães (KTM 250cc 2 Tempos), MG
Luís Felipe Braga (KTM 250cc 2 Tempos), MG
Nielsen Bueno (KTM 450cc 4 Tempos), MG
Márcio Rogério Nascimento (KTM 450 4 Tempos), SP
Stênio Peçanha (KTM 450 4 Tempos), SP
Alexandre Fernandes (KTM 250 4 Tempos), SP
Para obter mais informações, acesse o site www.isde2003.com
O International Six Days Enduro é organizado e produzido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Moto Club Bergamo e Adventure Eventos. A supervisão é da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O patrocínio é da Acerbis, Pirelli e Governo do Ceará e co-patrocínio de TAM Viagens, Ypióca e Museu da Cachaça. Apoio é da KTM, Honda, Husqvarna e site 360 Graus.
Claudia David/Ricardo Ribeiro VipComm Assessoria de Imprensa
Confederação Brasileira de Motociclismo
PABX (11) 3865-5741/ 9917-0056
Site: www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br>
Este texto foi escrito por: Idário Araújo / VipComm