O Ministério do Meio Ambiente começa hoje (07/12) a fazer um levantamento das áreas importantes para o ecoturismo na região do Delta do Parnaíba (PI) e nos Lençóis no Maranhão (MA). O objetivo é levantar, georreferenciar e sistematizar informações sobre o patrimônio ambiental ecoturístico em especial nas áreas protegidas da União, estados e municípios.
Os responsáveis pelo levantamento são os técnicos do Programa Zoneamento Ecológico- Econômico e do Programa Nacional Ecoturismo da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do ministério, e tem como parceiros a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
Os dados sobre atrativos naturais (fauna, flora, relevo, etc), conhecimentos paleontológicos, espeleológicos, arqueológicos, monumentos, e parques geológicos vão subsidiar os governos no planejamento, gestão e monitoramento da atividade ecoturística. As informações também orientarão a iniciativa privada e a sociedade na tomada de decisões sobre investimentos no setor.
Proteção ambiental – A costa do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foram selecionados como áreas piloto para o desenvolvimento do projeto por despertar crescente interesse no mercado turístico nacional e internacional. O levantamento de dados que começa hoje deverá ser concluído até 16 de dezembro.
O mapeamento georreferencial constitui uma das primeiras ações a serem desenvolvidas com base no diagnóstico da área levantado no zoneamento ecológico-econômico. No estudo, foram apontadas limitações, fragilidades ambientais e potencialidades de desenvolvimento econômico da região, destacando o ecoturismo com forte demanda.
A extração de caranguejo e a agricultura familiar representam também uma potencialidade econômica. O sistema de informações georreferenciadas prevê também o mapeamento dos atrativos ambientais e geológicos em todo o Brasil.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 7, 2004