Aconcágua: a montanha mais alta das Américas é destino de montanhistas brasileiros no verão austral (foto: Divulgação/ Agência de Turismo da Argentina)
O brasileiro que morreu escalando o Aconcágua, a montanha mais alta das Américas, foi encontrado por um guia norueguês, a 600 metros do cume, na manhã de ontem (07/01). O casal de brasileiros Eduardo Alvarenga da Silva e Rita Bragatto, da cidade de Sorocaba (SP), chegou ao cume do Aconcágua no fim da tarde de quinta, entre 17h e 18h, e foi vencido pela fadiga, agravado pelo frio e pela desidratação.
Embora tenham iniciado a descida, eles não tiveram forças para chegar à base mais próxima e pediram socorro por volta das 23h. Foram estimulados a continuar, para não sofrer o congelamento, mas não conseguiram e pararam. Na manhã de sexta foram encontrados pelo guia norueguês.
O relato foi feito à rádio CBN pelo jornalista Marcus Vinicius Gasques, que está no Aconcágua com um grupo de amigos e teve contato com o casal antes da tragédia. “Escalar sozinhos a montanha não é anormal, o que foge ao padrão é chegar muito tarde ao cume e ficar sem energia para descer”, explicou Gasques.
Segundo o jornalista, o relato do que ocorreu no Aconcágua foi feito por Rita Bragatto ao responsável pelo acampamento Plaza de Mulas, que fica a 4.300 metros de altitude. Gasques disse que o casal subiu sozinho e demonstrava ser experiente, pois já tinha feito outras escaladas e estava muito bem equipado. A subida até o cume do Aconcágua demora entre 8 e 12 horas, mas o socorro por rádio veio tarde da noite.
“Eles receberam a orientação para que não parassem para evitar o congelamento. A temperatura chega a 30 graus negativos mesmo com o tempo bom. Não é recomendável chegar tarde ao pico, por causa do frio, da fadiga e da desidratação. Há um limite de peso para carregar, com água e sopa liquida acrescentou o jornalista, dizendo que o casal, provavelmente, consumiu toda a água na subida e já não tinha quando iniciou a descida.
Gasques disse que, segundo o relato de Rita, Eduardo a protegeu e cedeu para ela seu agasalho, o que a fez ficar mais protegida. A comunicação por rádio com a base mais próxima parou por volta das 4 horas da manhã de sexta e o casal foi encontrado inconsciente. O corpo do brasileiro de Sorocaba deve ser resgatado de helicóptero.
Este texto foi escrito por: Webventure