Webventure

Depois de 5500 km, Ação Social dos Sertões chega a Salvador


Atendimento odontológico (foto: Divulgação)

Depois de percorrer 5.500 km, a Ação Social do Rally dos Sertões chegou a Salvador, última das nove cidades atendidas pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável da Escola de 2007. Primeira capital do país, a cidade apresenta hoje a maior desigualdade de renda do Brasil.

Por ser um município com realidades tão distintas, Salvador exigiu uma ação diferenciada das demais feitas pelos voluntários. Ao invés de selecionar uma escola para centralizar os atendimentos, a equipe contou com a parceria da ONG 1º de Maio, que atua na comunidade de Novos Alagados, uma das mais carentes da capital baiana. Com isto, as atividades puderam ser divididas em diversos núcleos da instituição, possibilitando a multiplicação dos resultados em toda a região.

Os voluntários deram continuidade aos atendimentos médicos realizados em junho. Foram montados em dois pontos da comunidade (creche e posto de saúde) consultórios completos de clínica geral, odontologia e oftalmologia. A equipe contou com o apoio dos agentes da Unidade de Saúde da Família Beira Mangue, que estavam com todas as listagens e fichas de atendimento muito bem organizadas, o que facilitou o andamento das consultas clínicas. O PSF está localizado dentro de Alagados, que possui este nome por ter sido construída sobre um mangue, antes com casas de palafitas, hoje sobre uma parte já aterrada.

Muitos moradores tiveram pela primeira vez a possibilidade de serem examinados por um oftalmologista na própria comunidade.

Jornal – Durante a Oficina de Comunicação II, a equipe também foi surpreendida com a matriz do novo jornal da comunidade, fruto da Oficina de Comunicação I, dada na 1ª visita do grupo pela jornalista voluntária Renata Moraes.

Nesta última cidade, os trabalhos ganharam reforços dos voluntários Lílian Ezaki, Valter Lima, Victor Reinas e do casal Maria Cecília e Luis Alberto Salvatore, que vieram especialmente para finalizar as atividades com o restante do grupo.

O fechamento da festa teve um toque especial: Gugu dos Teclados. Ajudado em 2006 pelo programa, o artista veio especialmente de Seabra para fazer uma apresentação emocionante de encerramento junto a equipe de profissionais do IBS e da Ação.

Na área de saúde foram realizados 102 atendimentos de Clínico-Geral, 54 de Odontologia e 83 de Oftalmologia (com a indicação de 38 óculos). Além disso, foram feitos também gratuitamente 61 testes de pressão e 144 de glicemia, totalizando 444 atendimentos médicos diretamente.

Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário