Avalanche caiu sobre László e Klein quando estavam a sete mil metros de altitude (foto: Explorersweb)
Depois da morte do espanhol Tolo Calafat, as autoridades que cuidam das expedições ao monte Annapurna, na Cordilheira do Himalaia, confirmaram a morte do húngaro László Várkonyi, de 54 anos. Segundo a embaixada da Hungria, as buscas pelo montanhista foram encerradas na última quinta (29), dois dias e meio após o sumiço do alpinista, devido às condições climáticas adversas no local.
De acordo com Dávid Klein, parceiro de Várkonyi e que foi resgatado com vida na última segunda (26), uma avalanche caiu sobre a dupla quando estavam a aproximadamente 7.000 metros de altitude. Nós estávamos descendo o Colo Norte para o Campo Base, quando, na metade do caminho, em uma área relativamente fácil, o gelo começou a cair sobre nós. A avalanche me jogou sobre uma parede de gelo, e depois atravessei a borda, ficando pendurado. Eu não sei o que aconteceu Konyi, contou.
László era famoso em seu país de origem por deter o recorde de altitude húngaro de escalada ao Everest sem a ajuda de oxigênio suplementar. Em 2002, o alpinista alcançou 8.750 metros da maior montanha do mundo (8.848 metros).
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 30, 2010