A equipe Aventur, composta por guias cariocas que operam em Minas Gerais, foi a grande campeã da I Copa Brasil de Resgate, evento realizado ontem, na seqüência do Campeonato Brasileiro em Piraju (SP). Muitas foram as modificações até que se chegasse a esse resultado. Na primeira classificação, a equipe Aventur/Rinx, formada pela mesma empresa, havia ficado em primeiro lugar. Durante o período de protesto, descobriu-se tinha sido penalizada. Mesmo que discordassem da decisão tomada pela organização, os atletas da Rinx perderam o primeiro lugar e terminaram a prova em quarto.
A Canoar Master, vencedora do Brasileiro, conquistou o segundo lugar na Copa Resgate. Em terceiro ficou a equipe de Brotas Fogo na Bomba, revelação do campeonato com integrantes jovens, de 14 a 19 anos.
Entenda a prova – A Copa de Resgate simula o salvamento de integrantes da equipe em pontos específicos do rio. A equipe Ixion Geo foi a que enfrentou o maior imprevisto, conquistando o último lugar. Eles não conseguiram parar num remanso de onde, após simularem uma virada no bote, teriam de arremessar o cabo para “salvar” um dos integrantes que estava numa pedra no meio do rio Paranapanema.
Depois de terem sido levados pela correnteza, os atletas da Ixion conseguiram parar na beira do rio e transportar o bote, pelas pedras, até o ponto onde deveriam ter parado. Completaram a prova, mas não puderam, por conta do tempo que levaram nesta manobra, lutar por uma boa colocação.
A vontade de vencer era tanta que um dos integrantes da equipe Canoar Krill, que terminou a prova na 11ª colocação, teve o nariz cortado nas manobras antes da simulação da virada, mas, mesmo machucado, ajudou sua equipe a terminar a prova. O resgate foi incluído como prova do Brasileiro nos campeonatos anteriores, mas como agora o evento segue as regras da Federação Internacional, transformou-se numa disputa à parte.
Este texto foi escrito por: Débora de Cássia