Webventure

Depois de seis anos, Lagoa Misteriosa é reaberta ao turista


Flutuação na Lagoa Misteriosa (foto: Marcelo Krause)

Uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil (se não, a mais), a Lagoa Misteriosa, em Jardim (MS), foi reaberta em julho, depois de seis anos fechada para o turismo. A caverna já é a sétima maior em extensão no país, mas a sua real profundidade ainda é um mistério (daí seu nome): em 1998, o mergulhador Gilberto Menezes de Oliveira chegou a 220 metros e, ainda assim, não conseguiu visualizar o fundo.

Fechada em 2005 pela falta de um plano de manejo espeleológico, a lagoa foi comprada no mesmo ano pela empresa de ecoturismo Grupo Rio da Prata. “Durante os quatro anos seguintes, foram realizados estudos ambientais e o plano”, explicou ao Webventure Luiza Coelho, diretora de sustentabilidade da lagoa. “E nos dois últimos anos, conseguimos o licenciamento”.

Esta é a primeira caverna submersa no Brasil a receber uma licença de operação emitida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL/MS). “Eu acredito que, em dois ou três anos, com a reabertura para a visitação desta e de outras áreas submersas, a região voltará a ser um polo brasileiro de mergulho em cavernas”, diz Luiza. A cidade de Jardim fica no sudoeste de Mato Grosso do Sul e é a porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

Já as águas da lagoa abrigam vegetações subaquáticas, diversos peixes de pequeno porte e o muçum, uma espécie de peixe que se parece com uma cobra aquática: ele não possui escamas, nadadeiras pares (aquelas que ficam no peito ou parte pélvica) e bexiga natatória.

Tibum
É possível fazer dois tipos de atividades na lagoa: flutuação e mergulho recreativo com cilindro. O primeiro, em grupo de até dez pessoas e guiado por um instrutor credenciado, custa R$ 120. Já o recreativo pode chegar a 25 metros, em grupos de até duas pessoas mais o instrutor. Este custa R$ 260. São permitidos até 12 grupos por dia, somando os dois tipos.

O local está aberto às atividades apenas entre abril e meados de outubro (ainda dá tempo este ano!), quando as águas da lagoa estão cristalinas e a visibilidade pode chegar a 40 metros. No verão, elas são turvas por causa das chuvas. Também podem ser realizados mergulhos técnicos de até 60 metros, com valor a combinar. Para outras informações: www.lagoamisteriosa.com.br.

Este texto foi escrito por: Amanda Nero