Foto: Pixabay

Depois de travessia, atletas se preparam para o Hip Ho

Redação Webventure/ Canoagem, Outros

As canoas havaianas vão ampliando seu espaço na modalidade no país. No último feriado prolongado (15 a 18/11), aconteceu o desafio da travessia entre Santos e Barra do Sahy, em São Sebastião (SP). Foram, em média, 9 horas remando. A aventura serviu de teste para equipes que se preparam para a segunda prova da modalidade, o Vedacit Hip Ho Santos. Marcado para os dias 8 e 9 de dezembro, o evento terá cobertura oficial do Webventure.

A organização espera ter um número de times participantes igual ao da primeira prova, 12, também nesta edição. O cenário será o mesmo: a Ponta da Praia. Cada embarcação terá de passar por um circuito de cinco quilômetros no total, em formato triangular. Há bateria classificatória, semifinal e a grande final. A largada é sempre em estilo Le Mans (com os atletas correndo em direção ao barco), garantindo ainda mais emoção para o público.

História – As canoas havaianas têm mais de 3 mil anos de história e foi a bordo deste tipo de embarcação que os polinésios colonizaram as ilhas da região, como o Tahiti. Hoje, existem campeonatos e o mais importante é a travessia a remo entre as ilhas de Molokai e Oahu, disputada anualmente no Havaí. É uma espécie de Olimpíadas das canoas havaianas.

Cada canoa pesa em torno de 180 quilos, tem 14 metros de comprimento, 50 centímetros de largura e atinge até 17 km por hora. Quem quiser conhecer mais detalhes sobre o novo esporte pode ter informações no site www.canoahavaiana.com.br ou pelo telefone (13) 3261-7112. Para quem mora em São Paulo, há duas canoas havaianas disponíveis na Raia Olímpica da USP.

Este texto foi escrito por: Debora de Cassia

Last modified: novembro 22, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure