Webventure

Depois de uma longa espera, o rafting…


Epinephrine chega ao PC 18 (foto: Lígia Nunes)

Depois de uma longa madrugada de espera estava previsto para as 0h de hoje -, enfim o rafting estreou na Expedição Mata Atlântica. O primeiro time a chegar para a descida, iniciada no Posto de Controle 18, no Parque Estadual da Serra do Mar, cidade de São Luis de Paraitinga (SP), foi a americana Epinephrine. Os três atletas surgiram às 9h20, depois de 28 horas de caminhada. Alyson Denk, a mulher da equipe, cambaleava de tanto cansaço. Os apoios se anteciparam para checar os acontecimentos. Ela estava com assaduras sérias nas partes íntimas e nas axilas, e com os pés cheio de bolha.

Apesar das condições de Alyson, os americanos estavam bem. Dormiram apenas 45 minutos por dia, contaram que a trilha anterior era de média dificuldade e que, durante o percurso, encontraram duas jaguatiricas. Não havia tempo a perder: tomaram um banho, comeram e partiram para a prova de rafting. Alyson parecia outra. Aliás, Epinephrine é o nome de um estimulante da família da cafeína e a atleta parecia ter tomado uma boa dose depois do banho.

A jato – Prontos para enfrentar corredeiras de classe III a III+, eles passaram pela corredeira da cachoeira do Saltinho com facilidade. Quando chegaram na Salto Grande, fizeram uma parada para chegar a situação. Tudo ok, passaram também facilmente. O bote só enroscou numa fenda de pedras, mas saiu dali. Em apenas cinco horas a previsão eram 8 a 9h -, a Epinephrine concluiu o rafting antes do anoitecer desta quarta e se manteve como líder isolada da EMA 2000.

A Lontra Radical chegou em terceiro lugar, com todos os atletas “inteiraços”. O capitão Vítor Teixeira disse que “o começo da trilha foi difícil, mas seguimos bem até o PC18”. O time fez uma parada de 40 minutos e foi para a água. Menos animados, os mineiros da equipe Extremos, rebaixados para a categoria Alternativa no PC 15, fizeram uma reunião no PC18 para decidir se desciam ou não. Escolheram a primeira opção. Logo atrás vieram Rosa dos Ventos e Santa Fé, que também toparam o rafting.

Vale lembrar que o PC18/Área de Transição 04 é uma área de corte. O horário-limite de chegada é às 6 horas da manhã desta sexta-feira.

A Webventure realiza a cobertura on line e oficial da EMA 2000 com apoio de Ford, Timberland e By.

Este texto foi escrito por: Lígia Nunes