Depois do susto, Jean Azevedo supera a dor para enfrentar o Dakar - Webventure

Foto: Pixabay

Depois do susto, Jean Azevedo supera a dor para enfrentar o Dakar

Redação Webventure/ Parceiros

Jean Azevedo no Rally dos Sertões 2003 (foto: Ricardo Ribeiro / VipComm)
Jean Azevedo no Rally dos Sertões 2003 (foto: Ricardo Ribeiro / VipComm)

Campeão brasileiro de rali por antecipação, piloto faz quatro horas diárias de fisioterapia para se recuperar de acidente no Rally dos Sertões

São Paulo – “Saio da fisioterapia suando de tanta dor”. Com estas palavras o piloto de moto Jean Azevedo resume os momentos difíceis enfrentados nas quatro horas diárias de fisioterapia para recuperar todos os movimentos do braço direito. Ele quebrou o úmero (osso perto do ombro) após bater a 140 km/h em uma porteira que estava fechada logo na primeira etapa cronometrada do Rally dos Sertões dia 24 de julho, entre Goiânia e Padre Bernardo, no estado de Goiás. Jean passou por uma cirurgia de três horas para a colocação de dois pinos, ficou três semanas de repouso e agora faz exercícios para voltar a correr de moto.

Tanta determinação e força de vontade têm um motivo. O piloto de 29 anos da equipe Petrobras Lubrax sonha um dia vencer o Rally Paris-Dakar na classificação geral da categoria motos. “Todo o meu esforço gira em torno deste objetivo. Não sei quando, mas um dia quero vencer o rali. A cada ano busco melhores resultados no Dakar e por isso preciso me recuperar logo para a prova de 2004, de 1o a 18 de janeiro entre Clermont Ferrand, na França, e Dakar, capital do Senegal”, contou Azevedo.

Jean está tendo uma recuperação rápida e em apenas duas semanas de fisioterapia já colhe os primeiros resultados. “Hoje eu consigo levantar o braço 90 graus para frente e para o lado. Quinze dias atrás não era possível mexê-lo”, relembrou. “Eu cheguei a perder toda a força no braço porque além de quebrar o osso, ainda rompi a musculatura”, contou.

Azevedo está confiante e acredita que a recuperação total é apenas questão de tempo. Segundo ele, o médico que o operou, Fábio Caporrino, de São José dos Campos (SP), afirmou que a fratura não deixaria seqüelas. “O médico só alertou que eu sentiria muitas dores nesta fase da fisioterapia”, afirmou Jean.

O piloto espera voltar a andar de moto ainda em setembro e, dependendo da avaliação, pensa em até correr a próxima etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, o Rally do Café, disputado entre os dias 19 e 21 deste mês na região de Poços de Caldas, em Minas Gerais. “Além de correr nas próximas etapas da temporada, pretendo dar continuidade às baterias de testes para o desenvolvimento de pneus Pirelli”, adiantou. Jean já é campeão brasileiro de cross country por antecipação na classificação geral (o terceiro na carreira) e ainda disputa o título na categoria Super Production.

No próximo Dakar Jean poderá fazer parte do seleto grupo de pilotos convidados para correr com uma moto semi-oficial da fábrica austríaca KTM. A proposta, feita após o excelente desempenho de Azevedo no Dakar 2003, quando foi campeão da categoria Production e quinto na geral, está em fase final de negociação entre a equipe Petrobras Lubrax e a KTM.

Brasil Além de Jean Azevedo, nas motos, a equipe Petrobras Lubrax disputará ainda as outras duas categorias no Rally Paris-Dakar. Klever Kolberg e Lourival Roldan correrão de Mitsubishi Pajero Full na categoria Super Production Diesel, e André Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec estarão competindo com um caminhão Tatra.

O time brasileiro é o único do mundo inscrito nas três categorias e conseguiu um feito inédito na prova em janeiro de 2003: conquistou o pódio em todas elas. Além do título de Jean na Production, André Azevedo foi vice-campeão nos caminhões e Klever e Lourival terminaram em terceiro na Super Production Diesel.

O Dakar 2004 passará pela França, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Mali, Burkina Faso e Senegal, e terá aproximadamente 10.000 quilômetros.

Mais informações no site oficial da equipe Petrobras Lubrax: www.parisdakar.com.br

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Eurofarma, IBM, Planac Informática, Mitsubishi Koala, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhões, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promoções.

Assessoria de Imprensa Equipe Petrobras Lubrax
Ricardo Ribeiro/Ana Carolina Vieira
E-mail: imprensa@parisdakar.com.br
Pabx.: (11) 3865-5741

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 22, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure