O eslovaco Filip Polc é um dos favoritos (foto: Pedrag Vuckovic/ Red Bull Photofiles)
O Red Bull Desafio no Morro, competição de Mountain Bike Downhill, passará pela comunidade carioca de Santa Marta nos dias 26 e 27 de setembro, próximo fim de semana. O percurso a ser cumprido pelos 16 bikers profissionais possui 760 metros e é formado por escadarias, becos e construções da comunidade Santa Marta, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Para o atleta brasileiro Théo Duarte, de Petrópolis (RJ), os treinos noturnos e regulagens especiais fazem a diferença para este tipo de competição. Meus vizinhos têm estranhado por que às vezes me encontram à noite, descendo as escadas do meu bairro à toda velocidade, afirmou o biker de Petrópolis. Para esta prova, o ideal é aumentar a pressão dos amortecedores e deixar os pneus bem cheios, com mais de 40 libras. Também optei por encurtar o guidon da bicicleta, facilitando a passagem pelos trechos mais estreitos da descida, explicou Théo Duarte.
Um dos atletas estrangeiros que marcará presença no Red Bull Desafio no Morro é o eslovaco Filip Polc, de 27 anos de idade. Filip, um dos favoritos ao título e afirma gostar de circuitos urbanos de downhill. “Eu adoro corridas urbanas, mas acredito que esta será especial, por tudo que tenho ouvido comentarem sobre a pista. Estou ansioso para conhecer o lugar”, revelou o campeão europeu de Mountain Bike Downhill.
Percurso – O desafio terá a largada nas proximidades da Rua Mundo Novo, no alto do morro, e depois os atletas descerão 170 m verticais até a linha de chegada, na principal escadaria da comunidade, que fica na Rua Marechal Francisco de Moura, em Botafogo. Além das descidas íngremes, os bikers terão que passar por rampas, obstáculos e elementos cenográficos.
Este texto foi escrito por: Webventure