
Desafio de Iracema (foto: Marilin Novak/ www.webventure.com.br)
Direto de Penedo, subdistrito de Maranguape (CE) – O terceiro e último dia do Desafio de Iracema, que terminou ontem na cidade de Maranguape (CE), próxima à Fortaleza, reuniu 60 atletas e ratificou a equipe Os Cangaceiros Stark Nissei como campeã da categoria Expedição.
Os atletas Tamara, Alfredo, Brandão e Adolfo completaram a prova às 14h14, no distrito de Penedo, a 30 quilômetros de Fortaleza. A largada aconteceu ontem às 7h30, em Guaramiranga (CE).
Na categoria Aventura venceu a equipe O Cravo e as Rosas, formada por três mulheres e um homem. Ele (o cravo) e elas (as rosas) também haviam vencido ontem. É muito bom ganhar dos homens. Fizemos uma prova regular, sem errar, contou rindo a atleta Tânia. Os campeões da categoria Iniciantes foram a Stark Girassol (mista) e a Atrasados e Perdidos (masculina).
Destaque para a segunda colocada da Aventura, a equipe Clã Selvagem, que chegou ontem em último e hoje em primeiro lugar dentro da sua categoria. Ontem o Bruno teve muitas cãibras, hoje ele se recuperou, contou Ana Ivolina.
Já a iniciante PQP esperava muitas surpresas, calor e cansaço antes da prova. O atleta Antônio, apelidado de Galã, era só sorrisos e poses antes da largada.
A última prova começou com uma perna de 60 quilômetros de mountain bike. Depois, os atletas fizeram um trekking de nove quilômetros enquanto completavam uma prova de orientação, que passava também por um rapel e uma falsa-baiana. A prova terminou nesta última atividade.
Mesmo sendo apenas uma transição (de bike para trekking), este terceiro dia de prova foi o mais difícil tecnicamente, por causa do percurso de mountain bike. Um pedaço do trajeto passava pela Serra dos Ratos: uma estrada de chão com muito sobe e desce, acrescida por um terreno extremamente pedregoso.
Quando ele (o companheiro de equipe) disse que tinha que descer ali de bike, eu falei o quê?. Isso aqui não é coisa para principiante não, disse Natália, da equipe Última Hora II, quando viu o downhill que teria que enfrentar.
A atleta teve problemas com o selim da sua bike por causa da trepidação sobre as pedras. Alguns trechos mais técnicos de downhill ou subidas muito íngremes foram completados pelos atletas iniciantes com as bikes sendo empurradas.
O terreno pedregoso judiou também dos pneus das bicicletas. Nosso pneu furou seis vezes, contou o atleta da Os Cangaceiros Stark Nissei. A Amigos do Sertão e Tapuia foram outras duas equipes que pararam mais de uma vez para trocar a câmara.
Assim que o último atleta completou a tarefa final, a falsa-baiana, todos seguiram de carro até Fortaleza e receberam as medalhas na arena montada no aterro de Iracema, onde acontecia o VIII Jogos dos Povos Indígenas. O evento, que reúne índios do Brasil inteiro, recebeu os atletas do Desafio de Iracema com uma dança tribal e festa da platéia, que assistia ao evento.
Este texto foi escrito por: Marilin Novak
Last modified: novembro 21, 2005