Desafio de Iracema: segue o seco no sertão - Webventure

Foto: Pixabay

Desafio de Iracema: segue o seco no sertão

Redação Webventure/ Corrida de aventura

A Bica de Ipu em época de seca (foto: Marilin Novak/ www.webventure.com.br)
A Bica de Ipu em época de seca (foto: Marilin Novak/ www.webventure.com.br)

Direto de Canindé (CE) – O sertão cearense está às vésperas do início da época das chuvas, que começa em janeiro. Por enquanto, são áridas e secas as paisagens vistas no Desafio de Iracema, corrida de aventura de longo percurso que acontece até domingo na região sertaneja do Ceará.

São poucos os pontos de água (açudes) encontrados pelo caminho. As casas que não possuem cisternas (poços que armazenam a água da chuva), sofrem com a falta de hidratação. O calor é grande, beira o insuportável para os visitantes da região.

É o caso da família de Raimundo, que mora numa casa no fim do trecho de canoagem da prova. Juntos, vivem sua esposa e as três filhas: Ana Maria, Ana Luzia e Ana Carla. As meninas estudam a 5 quilômetros dali e seguem, todos os dias, em caminhões pau-de-arara até a escola.

Chegaram os visitantes – Logo que os carros da organização chegaram, dona Elisa corre para pegar a vassoura de palha e varrer a sala, por causa da chegada dos visitantes. A família do seu Raimundo mora há cinco meses nesta casa num sistema de arrendamento: tudo o que é produzido no sítio (que é pouco!), como leite e produtos agrícolas, é dividido meio a meio com o dono das terras.

A luz foi instalada pela primeira vez há apenas três meses. Agora, a família pode assistir à Rede Globo, o único canal que pega, muito mal, na televisão que fica em cima do único móvel da sala. A primeira conta de luz custou 3,75 reais. Eles ainda não têm geladeira e banheiro e apenas metade da casa tem piso de cimento. O resto é chão batido.

Este texto foi escrito por: Marilin Novak

Last modified: novembro 19, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure