Aluno recebe kit escolar (foto: Instituto Brasil Solidário)
Depois de quase duas semanas na estrada, a equipe chegou ao município de Lençóis, localizado na região da Chapada Diamantina, na Bahia. Cidade de partida de grande parte dos turistas que se aventuram nas trilhas do parque nacional, Lençóis recebeu mais uma vez os voluntários para acompanharem os projetos implantados em junho quando foi realizada a primeira etapa do Programa.
A visita aconteceu após a passagem do Rally dos Sertões na cidade, reforçando a mensagem de que na passagem do evento são trazidas ações de educação e cidadania.
Além da doação de kits escolares e da implantação de um programa de escovação e saúde bucal, o Centro Educacional Renato Pereira Viana, onde se concentraram as ações, ganhou um projeto de arborização que está sendo mantido por seus próprios alunos. Graças ao patrocínio da Palmeirinha Rally e da Fundação Itaú Social, na primeira etapa do programa os alunos ganharam mudas, que foram plantadas no pátio da escola. Agora já foi observado o desenvolvimento de todo o programa ambiental.
Os voluntários também avaliaram o andamento da horta criada na primeira etapa e já foi possível perceber que o empenho dos alunos e professores tem dado resultado. O empenho dos alunos foi tanto que acabei fazendo um workshop de gerenciamento de projetos com eles. Eles já estavam divididos em grupos focados em áreas como coleta seletiva, cidadania e horta. Então entregamos R$ 50,00 para cada turma para que eles melhorem ainda mais o trabalho ambiental. O grupo vencedor, que será visto na 3ª etapa, será aquele que conseguir maximizar resultados com esta verba e com o planejamento do seu projeto, destacou o coordenador-geral do Programa, Luis Salvatore.
A equipe espera que a horta possa reforçar a merenda escolar do centro educacional e aproveitou esta segunda visita para orientar a diretoria da escola a repassar o conhecimento a outras instituições de ensino da região Caso ainda assim restem alimentos, recomendamos à escola que venda para a comunidade para que, assim, tenha um fundo de reserva para possíveis melhorias na instituição, complementou o chefe da equipe, Luis Salvatore.
O grupo aproveitou para esclarecer dúvidas dos alunos sobre o desenvolvimento das mudas e sobre o programa de coleta seletiva implantada em junho. Na primeira visita, após uma oficina sobre desenvolvimento sustentável, na qual foi exemplificado como podem ser aplicados os conceitos de redução, reciclagem e reaproveitamento (3Rs), foi demonstrado como é possível transformar materiais passíveis de reciclagem em objetos úteis.
Oficina – Ontem, quem já tinha peças produzidas pode participar da oficina de pintura dos objetos criados, ministrada pela designer e também coordenadora Ana Elisa Salvatore. O dia foi finalizado com uma bela apresentação de percussão musical dos alunos.
Na área de saúde foram realizados 75 atendimentos de Clínico-Geral, 58 de Odontologia e 90 de oftalmologia (com a indicação de 42 óculos). Além disso, foram feitos também gratuitamente 29 testes de pressão e 7 de glicemia, totalizando 259 atendimentos médicos diretamente.
Este texto foi escrito por: Instituto Brasil Solidário
Last modified: agosto 22, 2007