Webventure

Desastre ecológico na Espanha afetou 250 aves

A Espanha é alvo de um desastre ecológico iniciado na semana passada. Até ontem (18/11), mais de 100 toneladas de óleo que vazaram de um petroleiro na costa da Galícia, noroeste da Espanha, foram recolhidas tendo sido derramadas do petroleiro Prestige. Outras 17 foram removidas das praias atingidas. As informações oficiais são de que vazaram, no total, 3 mil toneladas de óleo e 50 km da costa espanhola foram atingidos.

O petroleiro foi puxado hoje por cabos rumo à costa portuguesa, em busca de águas mais calmas onde possa transferir sua carga para outro barco. Ainda não é certo que o vazamento tenha cessado.

Grupos ambientalistas afirmam que 250 aves de 18 espécies foram afetadas diretamente pelo acidente. Voluntários do WWF percorreram ontem as praias para avaliar os impactos do desastre ambiental.

O governo local suspendeu a pesca numa faixa de 96 quilômetros do litoral galego, conhecido pelos gourmets por seus mariscos, polvos e caranguejos.

Tragédia poderia ser maior – O Prestige, de 26 anos, fazia sua última viagem e foi avariado na semana passada, durante uma tempestade. Transportava cerca de 77 mil toneladas. Ambientalistas calculam que, se todo o óleo vazasse, o desastre seria duas vezes maior do que o do Exxon Valdez, ocorrido em 1989, no Alasca.

O capitão do barco, o grego Apostolos Mangouras, continua sob custódia. Ele é acusado de desobedecer às autoridades e provocar danos ao ambiente. Sua fiança foi estabelecida em 3 milhões de Euros.

Este texto foi escrito por: Webventure