Webventure

Despres abandona no Marrocos revoltado com penalização

O francês Cyril Despres (Gauloises-KTM) não aceitou uma penalização de 15 minutos e como protesto abandonou o Rali do Marrocos, terceira etapa do Mundial FIM de Cross-Country. Despres é o campeão do Dakar 2005 e atual líder do Mundial da FIM.

Ontem, Despres e seu principal adversário no Mundial, o espanhol Marc Coma (Repsol-KTM) protagonizaram uma cena insólita. Após mais de 300 quilômetros de trecho cronometrado, os dois ficaram 29 minutos parados a menos de 100 metros da linha de chegada para ver quem chegava atrás e evitava abrir a pista no terceiro dia de prova realizado nesta sexta. Coma acabou sacrificando seu rali para favorecer seu companheiro de equipe Isidre Esteve (Repsol-KTM) que passou pelos dois líderes e assumiu com tranqüilidade a liderança na geral do Rali do Marrocos.

Na manhã desta sexta, antes da largada, a organização anunciou que Despres e Coma seriam punidos em 15 minutos no tempo geral por sua “conduta anti-esportiva” na etapa de ontem. Revoltado, Despres decidiu abandonar o rali. Já o espanhol Coma aceitou a punição e segue no rali.

A etapa de hoje, dividida em duas especiais, foi considerada muito difícil pela maioria dos pilotos por enfrentar uma longa zona de dunas na primeira especial de 99 quilômetros e várias trocas de sentido na segunda etapa de 224 quilômetros. A navegação pela planilha foi fundamental para conseguir chegar ao ponto de assistência com combustível no tanque. Para complicar a situação a organização alterou em 20 quilômetros o ponto de reabastecimento e só avisou aos pilotos no momento da largada. Não foram poucos os que chegaram com o combustível no limite.

Sem a principal estrela da equipe Gauloises na prova, os espanhóis da Repsol-KTM dividiram a liderança da etapa durante a prova. Marc Coma chegou a largar na segunda etapa como líder provisório, mas com poucas chances de disputar o título da prova, acabou abrindo para deixar seu companheiro Esteve vencer e garantir uma boa folga na liderança do Rali do Marrocos.

O segundo lugar na classificação geral segue com o chileno Carlo De Gavardo (La Tercera-KTM), atual líder da categoria até 450cc no Mundial FIM. Em quarto surge o novo piloto da Gauloises-KTM, o francês David Casteu.

Confira a classificação das motos no Marrocos:

1. Isidre Esteve Pujol (KTM) 10h45’03 – SP +450
2. Carlo De Gavardo (KTM) 11h20’03 – SP 450
3. David Casteu (KTM) 11h28’26 – SP +450
4. Marc Coma (KTM) 11h36’02 – SP +450
5. Jose Manuel Pellicer (KTM) 11h57’04 – SP 11h57’04

Este texto foi escrito por: Webventure