População de Alto Parnaíba assiste à chegada de Despres (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Direto de Alto Parnaíba (MA) – O francês Cyril Despres venceu a segunda especial seguida no Sertões 2007. Ele foi o mais rápido na etapa deste sábado, entre Palmas (TO) e Alto Parnaíba (MA).
Com o fim do limite de velocidade em 150 km por hora, os pilotos tiraram o máximo de seus equipamentos. Despres afirma ter chegado a 171km/h, e poderia ter ido mais rápido. Foi um dia de altas velocidades, porém como é maratona tive que cuidar da moto. Fui mais tranquilo no final, já que tenho um pouco de vantagem para os outros. Rali tem que ser feito com a moto e com a cabeça, disse o piloto.
Os primeiros 140 quilômetros foram muito rápidos. Quando é muito técnico não é bom para pilotar a minha moto. Em dias rápidos como hoje, é melhor para mim”, comentou Despres. O francês David Casteu foi o segundo colocado na etapa.
O brasileiro Zé Helio, que fez o terceiro tempo de hoje, vive uma situação oposta. Ele optou por competir na categoria até 450 cilindradas, com um modelo CRF 450, melhor nos trechos travados e mais fraca para altas velocidades. Acho que é a moto mais propícia para o tipo de terreno brasileiro, comentou o piloto. Até agora a estratégia tem dado certo. Zé Helio é o melhor brasileiro na geral, dez minutos atrás de Despres e dois na frente de Casteu.
Hoje não foi um dia difícil, bem diferente do ano passado. Foi um muito veloz, com 360 quilômetros, sendo 300 de reta. Não me favoreceu muito, mas também foi um dia para poupar o motor para a etapa maratona, disse o brasileiro.
Para Juca Bala, o dia foi cansativo. A areia exige muito do equipamento e também do piloto. A navegação estava difícil também. Ficamos um bom tempo navegando pelo GPS no cerrado. É o terceiro dia que estamos em uma rotina muito forte. É bem ritmo de mundial mesmo, disse o piloto. Mas o importante é que o equipamento está bem, isso na etapa maratona é bem importante, concluiu Juca, que fez o quarto melhor tempo do dia.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa/ Webventure