Webventure

Despres é o segundo campeão estrangeiro


Despres nunca havia participado do Sertões. (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)

O francês Cyril Despres cravou seu nome na história do Rally dos Sertões, competição off-road mais importante do Brasil. Em cima de sua KTM, ele assegurou nesta sexta-feira o título da prova nas motos, após nove dias de competição, entre Goiás e Bahia.

Despres completou a última etapa com o quarto melhor tempo, atrás de Juca Bala, David Castou e Jean Azevedo. Ainda assim, fechou sua participação no Sertões com mais de 10 minutos de folga na ponta. O tempo total do atual vice-campeão do Dakar foi de 24h26min48, de acordo com os resultados extra-oficiais. Com o título, ele somou importantes pontos para o Mundial de Rali Cross-country.

Além de ver um estrangeiro campeão, o Brasil ainda presenciou outro francês com o segundo lugar. Castou foi quem mais se aproximou de Despres, finalizando o rali a 10min14. Jean foi o terceiro no geral (a 22min23), Zé Hélio o quarto (a 50min56), e o chileno Francisco Lopez em quinto (a 1h12min18).

“Gostei bastante do Brasil e estou muito feliz por estar pela primeira vez aqui e no Sertões”, afirmou o campeão, extremamente feliz. “O mais importante é se divertir em cima da moto, e isso eu consegui”, acrescentou, logo depois de completar os 131 quilômetros cronometrados entre Cândido Sales e Porto Seguro, na Bahia.

Dia de festa – O vice-campeonato foi capaz de arrancar muitos sorrisos de Castou. “Achei o rali maravilhoso, com paisagens muito bonitas e ótimo nível técnico”, reconheceu. “Serviu como uma preparação para ao Dakar. Ano que vem estarei aqui e vou incentivar os outros franceses a participarem também.”

Juca Bala, que acabou em sexto no geral, justificou o fato de dois gringos terem vencido o rali brasileiro. “Eles começaram a ganhar vantagem na etapa do Jalapão. Pena que o Tiago Fantozzi saiu, pois ele estava brigando bem”, disse, referindo-se ao brasileiro que estava em segundo quando foi obrigado a abandonar, após ter a clavícula quebrada num acidente.

Já Jean, na condição de maior vencedor do Sertões nas motos, lamentou a série de problemas. “Só de terminar esse rali já é um grande feito”, avaliou o piloto da equipe Petrobras/Lubrax. Por sua vez, Zé Hélio destacou as dificuldades da prova. “Falavam nos outros anos que o rali seria bem difícil, mas esse ano, que não falaram nada, foi quebradeira.”

Nos quadriciclos, o título ficou com Carlo Collet. Ele finalizou o rali em 29h24min48, tempo que lhe deu o 19º levando em conta também as motos. Marcos Jotta foi o segundo da categoria (36h38min11), Ricardo Purri o terceiro (40h47min17), e Alfonso Leal o quarto (41h56min03).

Resultados da 9ª etapa nas motos
1) Juca Bala (BRA) – 1h50min37
2) David Castou (FRA) – a 1min03
3) Jean Azevedo (BRA) – a 2min04
4) Cyril Despres (FRA) a 3min40
5) Zé Hélio (BRA) – a 6min34

Classificação final
1) Cyril Despres (FRA) – 24h26min48
2) David Castou (FRA) – a 10min14
3) Jean Azevedo (BRA) – a 22min23
4) Zé Hélio (BRA) – a 50min56
5) Juca Bala (BRA) – a 1h12min18

Este texto foi escrito por: Webventure