Webventure

Despres ganha a primeira e lidera no geral


Despres na perseguição a Meoni. (foto: DPPI/Divulgação)

As coisas andam cada dia melhores para o francês Cyril Despres. Depois de assumir a liderança geral do Rali Dakar 2005 ontem, em função da punição imposta ao italiano Fabrizio Meoni, Despres conquistou na manhã desta segunda-feira (10/01) sua primeira vitória em uma etapa da atual edição.

Despres precisou de 5h28min26 para percorrer os 483 quilômetros em Atar. Ele foi 10min08 mais rápido que o segundo colocado, que foi Meoni. Na seqüência chegaram Isidre Esteve Pujol em terceiro (a 12min24), David Fretigne em quarto (a 12min51) e Marc Coma em quinto (a 14min06).

Alfie Cox, Andy Caldecott e Giovanni Sala ficaram na sexta, sétima e oitava colocações, respectivamente. Já o brasileiro Jean Azevedo fez o nono melhor tempo do dia, com diferença de 36min08 para Despres.

“Todo dia, na linha de largada, eu entro pensando em fazer a diferença”, afirmou o francês, líder do Dakar, após a etapa de ontem. “Este ano a corrida está muito aberta e todos meus oponentes estão muito fortes”, acrescentou, se referindo à disputa pelo título, que conta com seis pilotos.

No geral – Depois de sete especiais disputadas no Dakar 2005, a liderança na classificação geral é de Cyril Despres, com o tempo geral de 29h12min53. O francês da KTM conta com 9min13 de vantagem para Fabrizio Meoni, atual segundo colocado.

Coma é o terceiro (a 16min02), Esteve Pujol o quarto (a 19min38), Cox o quinto (a 19min55) e Fretigne o sexto (a 26min26). Todos esses têm reais condições de chegar em Dakar, no Senegal, no próximo dia 16, com o título das motos do Dakar 2005.

Meoni lamentou sua segunda colocação no dia, que permitiu que Despres abrisse ainda mais vantagem na liderança geral. “Andei o mais forte que eu pude. O grande problema foi que o Despres, que vinha atrás de mim, acabou seguindo meu rastro”, contou. “Depois disso, tive um problema com meus pneus e tive que deixá-lo me passar.”

Este texto foi escrito por: Webventure