Webventure

Despres vence em dia marcado pela areia


Despres vence novamente (foto: Douglass Fagundes/ www.webventure.com.br)

Direto de Barra (BA) – O Rally dos Sertões entrou na Bahia com a esperada “Especial dos 15 anos”. Um trecho com areia pesada, de pilotagem difícil e desgastante para os pilotos de moto. O francês Cyril Despres usou a experiência de atual vencedor do Dakar e fez o tempo mais rápido do dia.

Zé Helio ficou em segundo, cerca de cinco minutos atrás de Despres, e conseguiu manter a liderança na classificação geral por mais um dia. Jean Azevedo fez o terceiro melhor tempo, mesmo largando em 65º.

“Hoje foi uma etapa com bastante areia. Pegamos um trecho igual ao do ano passado e andamos quase 400 quilômetros de especial. Hoje era preciso ter muita noção de andar na areia. Não era só retão. Tinha que ter habilidade”, avalia Jean.

O piloto não competiu ontem, e largou na 65ª posição hoje. Fez diversas ultrapassagens e chegou em Barra muito sujo por causa da poeira. “Tive que passar muita gente, havia muita poeira. Só não foi pior que no segundo dia, porém teve areia. Fica um pouco perigoso”, declara.

Mesmo com dois bons resultados no Sertões até agora, Jean ocupa a 32ª colocação geral. Na especial do Jalapão ele teve problemas mecânicos e ontem não largou. “Agora eu espero chegar em Salvador sem mais nenhum problema. Já tive vários, e agora estou andando mais para completar a prova e treinar. Semana que vem tem o Rally Patagônia, a etapa do Mundial da FIM na Argentina, que vou fazer” conta.

Autonomia – Além da preocupação da pilotagem, os competidores de moto também tiveram que ficar atentos quanto ao conumo de combustível. Na areia todos os veículos gastam mais, e o dia teve dois postos de abastecimento.

Fabrício Bianchini pilota uma moto a álcool, que tem cerca de 20% a mais de consumo. “A moto rendeu bem, com os 25 litros do tanque fiz 188 quilômetros. É um consumo bem alto Mas a moto está ótima. Por ser álcool ela trabalha mais fria e isso aumenta a resistência dela. Nessa especial eu passei duas motos paradas com problema de aquecimento”, afirma.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa/ Webventure