Stopa acredita que calor e poeira irão dificultar a prova (foto: Roberta Spiandorim/ www.webventure.com.br)
Direto de Araxá (MG) – Desde as 10h da manhã deste sábado, os mais de 700 atletas inscritos para a primeira etapa da Copa Internacional Sundown/ Copa Centauro de Amadores estão chegando a Araxá para confirmação de inscrição e o treino livre. Após fazerem uma volta de reconhecimento, alguns dos principais atletas do MTB brasileiro e falaram ao Webventure sobre a primeira impressão do percurso e as expectativas para a prova de amanhã, que começará às 8h.
Coberta de muita poeira após apenas uma volta no circuito, Roberta Stopa acredita que os fatores que vão mais pegar neste ano são o calor e a poeira. A pista está bem menor que o ano passado. Tiraram as partes mais técnicas que tinham, por isso a pista está mais rápida esse ano, completou.
Para Stopa o principal incentivo nesta competição será a pontuação para a conquista de mais uma vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, já que a Copa Internacional foi elevada para classe 1 na UCI. Acredito que não só eu como as outras brasileiras estão aqui para brigar pela pontuação maior e pela vitória, é lógico, porque a gente precisa classificar o país para as Olimpíadas, falou. Ricardo Pscheidt garantiu a primeira vaga para o Brasil durante o Pan de MTB, realizado na Argentina, no começo de março.
Já para Juliana Machado, o percurso está melhor do que ano passado e bem técnico. A biker pretende andar bem e aposta em seu desempenho. As minhas adversárias estão fortes, mas eu também estou bem treinada, ressaltou.
Elite Masculino – Entre os homens a disputa também envolve a conquista das duas vagas para o Pan-americano do Rio, em julho. O técnico da seleção brasileira Eduardo Ramires declarou ao Webventure durante a semana, que os mountain bikers serão observados até o final de maio, quando será feito o anúncio dos dois nomes selecionados, e a Copa Internacional é uma das principais provas para observação.
Ricardo Pscheidt, um dos fortes candidatos à vaga, acredita que a disputa nesta primeira etapa será muito acirrada. Tem muitos atletas bons e fortes, vai ser bem disputado, é difícil apontar um favorito. Ele, que venceu a etapa de Araxá nos últimos dois anos, espera mais uma vez contar com a sorte.
Sobre a oportunidade de participar do Pan, Scheidt deixa bem claro que vai pedalar muito para ser um dos escolhidos. Eu pretendo ficar com essa vaga. Pelos resultados que eu venho fazendo, acredito que eu consiga ficar com uma vaga dessas, enfatizou.
Edvando de Souza Cruz conquistou a medalha de prata no último Pan-Americano, em Santo Domingo, e também é um dos nomes mais cotados para a vaga. Para ele, os atletas fazem um trabalho especial para obter boa pontuação nesta prova e todos vão brigar por bons resultados. Sobre o percurso, Vando acredita que esta é uma pista em que você tem que estar muito concentrado porque é difícil tirar tempo durante a competição. É uma pista técnica, de muita força e velocidade.
Edvando ainda ressaltou que as pedras que estão se soltando do chão poderão ser outro empecilho para os atletas. As descidas estão meio perigosas, estão formando valetas, as curvas vão criando caminhos que a própria roda da bicicleta vai marcando, contou.
Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim