A ABB FIA Fórmula E está prestes a entrar em uma nova fase com o lançamento do carro Gen3 EVO, que fará sua estreia na 11ª temporada.
A primeira corrida da temporada será em São Paulo, no dia 7 de dezembro. O Gen3 EVO é uma versão atualizada do modelo da temporada anterior, destacando-se pela aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,82 segundos e um sistema de frenagem regenerativa que gera quase metade da energia usada durante a corrida.
As novidades foram reveladas em uma coletiva de imprensa na sede da Prefeitura de São Paulo, com a presença de figuras como o prefeito Ricardo Nunes e Alberto Longo, cofundador da Fórmula E. Entre as principais evoluções do Gen3 EVO estão o motor elétrico com eficiência superior a 95% e os novos pneus fornecidos pela Hankook, que agora utilizam 35% de material reciclável.
Os primeiros testes oficiais do carro acontecerão na pré-temporada, em novembro, em Valência. Lucas Di Grassi, piloto da ABT Lola, comentou sobre a imprevisibilidade da primeira corrida: “A primeira corrida vai ser algo difícil de prever, mas a gente já fez milhares de quilômetros com o novo carro, então sabemos bastante de como ele vai estar acertado para cá (São Paulo)”.
O E-Prix de São Paulo será, pela primeira vez, a prova inaugural da temporada, agora marcada para dezembro, em vez de março, como nas duas edições anteriores. Sobre a mudança de data, Di Grassi destacou: “Acredito que não muito vai mudar, apesar de a temperatura ser um pouco maior em dezembro. Na última temporada, tivemos um dia muito quente também, então estamos preparados”.
Di Grassi também mencionou as mudanças no carro e o impacto que elas terão no desempenho: “O carro muda bastante, o pneu muda bastante, e agora com tração 4×4, isso vai alterar o comportamento. Acredito que as mudanças no carro serão mais significativas que as da data da corrida”.
Além da expectativa em relação ao novo carro, o piloto brasileiro vive uma fase de transição com sua equipe, que deixa de ser cliente da Mahindra para se tornar uma equipe de fábrica, após se unir à Lola e à Yamaha, passando a produzir seu próprio trem de força.
As duas edições anteriores da Fórmula E em São Paulo tiveram Mitch Evans e Sam Bird como vencedores, respectivamente. A 11ª temporada promete ser clássica, com 17 corridas em 11 cidades, misturando circuitos de rua e construídos, e oferecendo desafios para os 22 pilotos com o Gen3 EVO.
Os fãs também terão a oportunidade de aproveitar atrações no Allianz Fan Village, que incluirá entretenimento para todas as idades, música ao vivo e sessões de autógrafos com os pilotos.
Ingressos e informações
Os ingressos estão disponíveis a partir de R$ 167,50 na plataforma Fever, e mais detalhes sobre o evento podem ser encontrados no site oficial da Fórmula E.
Mais aqui — https://onboardsports.net/2024/09/11/formula-e-di-grassi-projeta-estreia-do-gen3-evo/
Foto: JMENDES
Fonte: On Board Sports