Webventure

Dia decisivo? Então, Füchter, Fantozzi e Yan comemoram


Segundo melhor tempo assegura liderança de Füchter/Miltinho… (foto: Marcelo Krings / Webventure)

Muitos diziam que a etapa de hoje seria decisiva para o Rally dos Sertões 2001. E que, se os líderes tivessem um bom desempenho nesses 218 km cronometrados entre Carolina e Barra do Corda (MA), a vitória estaria praticamente garantida. Então, Édio Füchter/Milton Pereira (201/Chevrolet/TT2) e Tiago Fantozzi (104/Husqvarna/Production) podem comemorar.

Poupando seus veículos, eles mantiveram a ponta. Isso sem falar em Alfredo Yan (304/Volkswagen), da categoria Caminhões, que venceu de novo e agora tem pouco mais de duas horas de vantagem na primeira colocação.

Klever, de novo – Nos Carros, a especial foi vencida por Klever Kolberg/Lourival Roldan (212/Mitsubishi/TT2), que haviam sido os mais rápidos em outras três etapas mas, devido aos maus resultados nos dois primeiros dias de prova, estão apenas na sétima colocação, longe da briga pelo título, que seria o terceiro de Klever.

O piloto chegou a se perder durante a especial, quando seguiu Füchter/Miltinho, que estavam na frente, aproximadamente no km 100. Percebendo o erro, Füchter teria avisado Klever pelo rádio, em tempo de o piloto dar ré e retomar a trilha, assumindo a liderança na etapa.

Durante todo o tempo, Klever e Édio tiveram a companhia da dupla Guilherme Spinelli/Gilberto Barricatti Fº, vice-líderes na geral e na TT2. Esta foi a ordem dos três primeiros nesta nona etapa. O quarto melhor tempo foi de Roberto Macedo Jr/Fernando Holanda (264/Troller/TTD), seguidos pelos companheiros de equipe Andrier Lopes/Raul Medeiros (262/TTD-Novatos).

Na classificação geral de Carros, depois de Füchter e Spinelli, aparecem Renê Frederico/Marcos Vinícius (219/Mitsubishi) – líderes da TTD, Fábio Cosi/Christian Paze (214/Mitsubishi/TTD) e Luiz Alexandre Garcia/José Maurício (209/Mitsubishi/TT2).

Replay nas motos A história é a mesma de Klever, só que em duas rodas e o protagonista, neste caso, é Jean Azevedo. O piloto conquistou hoje sua terceira vitória consecutiva em etapas, mas que não o colocam entre os que têm chance de título. Azevedo aparece como o sétimo na geral e terceiro na Super Production, em virtude da quebra na especial do Jalapão.

O segundo melhor tempo foi de Tiago Fantozzi que abre a diferença sobre Juca Bala (104/Honda/Super Production), o quinto mais rápido hoje e vice-líder na geral, em 1h46min55. Eduardo Archer (125/Honda/Production-Novatos) ficou em terceiro, seguido por Henry Abreu (135/KTM/Production).

Na classificação geral, depois de Fantozzi e Juca, aparecem Archer, Alex Buchhein (111/Suzuki/Production-N) e Maurício Fernandes (127/Husqvarna/Super P).

Cinco horas na trilha – Para os competidores de Caminhões, o dia foi extenuante. Enquanto os mais rápidos em moto e carro fizeram o trecho cronometrado em cerca de três horas, o vencedor da categoria, Alfredo Yan, precisou de 5h09min39 para completar a especial ao lado de Emerson Etcheberre. Para Carlos Salvini/Ivan Raposo/Carlos Andrade (303/Mercedes Benz) foram necessárias 5h50min22.

Árvore no caminho – Alguns acidentes com competidores marcaram a etapa. A dupla Luiz Fernando Miranda e José Roberto Diniz (247/Troller/TTD-Novatos) bateu em uma árvore. Piloto e navegador consertaram os danos mais graves no veículo e continuaram na disputa, mas não terminaram dentro do tempo-limite estipulado pela organização.

Carlos Henrique Queiróz e Edgard de Castro Nunes (253/TT2/Troller) capotaram no km 141. O carro foi desvirado e os competidores não se machucaram.

Nas motos, Andréia Costa (138/Suzuki/Production) não completou a especial porque ficou sem gasolina.

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira