Flávio Iguana Carvalho após o prólogo em Los Andes. (foto: Gustavo Mansur / Webventure)
Direto de La Serena (Chile) – Pode-se dizer que hoje é o primeiro dia de rali no Por Las Pampas 2002. Um dia longo espera os competidores que partiram às 8 horas do acampamento em La Serena para uma etapa de mais de 400 km até Bahia Inglesa, na costa do Pacífico, em pleno Deserto de Atacama, onde devem chegar no fim da tarde desta terça-feira.
Durante toda a etapa, uma especial de 418 km, os pilotos estarão próximos ao Oceano Pacífico enquanto se dirigem ao norte do Chile. Haverá um trecho neutralizado, a partir da cidade de Huasco, quando as motos poderão ser reabastecidas por seus apoios.
Tudo indica que será uma especial com trechos de muita velocidade variando com pequenas estradas próprias de trial. Os pilotos não devem ter descanso já que, quando a trilha parece fácil, a navegação fica complicada pela enorme quantidade de estradas paralelas, todas iguais, que irão exigir boa intuição dos participantes na hora de escolher o melhor caminho.
Estradas de pescadores – 90% do caminho de amanhã será usando estradas e trilhas de pescadores que, buscando pedaços da costa ainda inexplorados, abrem novos caminhos todos os dias ligando assim os pequenos vilarejos da costa chilena. Será uma seqüência de praias, dunas, trechos de costa rochosa, travessias de rios em uma mistura de cenários bem típicos da costa norte do Chile.
O diretor de trilha do Por Las Pampas, o italiano Tiziano Siviero, avisou no último briefing aos próprios chilenos, que acham que conhecem a região, para não se iludir. Seguramente irão passar por caminhos que eles próprios nunca imaginaram existir.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur*