Webventure

Dia mais longo do Dakar muda classificação


Al-Attiyah assumiu a liderança do Dakar pela primeira vez em 2011 (foto: Marcelo Maragni)

Uma especial com 508 quilômetros de extensão já costuma ser considerada difícil. Diante das dunas chilenas, então! E foi esse o cenário enfrentado pela caravana do Rally Dakar nesta segunda-feira, no maior trecho cronometrado da edição 2011, entre Antofagasta e Copiapó.

A prova alterou os líderes em duas das quatro categorias. Nasser Al-Attiay voltou a ser mais rápido que seu companheiro de equipe Carlos Sainz, entre os carros, e assumiu a ponta na classificação geral. O mesmo ocorreu nos caminhões com o triunfo de Chagin, o 60º da carreira, ultrapassando o colega de time Firdaus Kabirov.

Outra consequência do dia pesado foi o grande número de desistências. Após oito etapas, o Dakar conta apenas com 243 pilotos, quase metade dos 407 que participaram da largada promocional em Buenos Aires, no dia 1º de janeiro. O Brasil, por exemplo, já não conta mais com Zé Hélio nas motos e André Azevedo e Maykel Justo nos caminhões.

Nas motos, a vitória nesta segunda-feira ficou com Marc Coma, que se revezou na ponta com Cyril Despres e Francisco Lopes Contardo ao longo de toda a especial. O espanhol, que lidera no geral, abriu vantagem nos quilômetros finais e cruzou a linha de chegada com o tempo de 6h05min02. Na sequência ficaram Despres (a 1min55), Contardo (a 4min21), Helder Rodrigues (a 8min38) e Pal Anders Ullevalseter (a 25min03).

“Foi uma etapa muito difícil e longa, com dunas. Fiquei feliz com nosso ritmo veloz e por tudo ter corrido bem”, disse Coma, que lidera na classificação geral com 9min19 de vantagem sobre Despres o francês foi prejudicado por uma punição de 10 minutos, que o tirou a ponta. Contardo, a 22min48, é outro com boas chances de título. O brasileiro Jean Azevedo foi o oitavo no dia (a 38min41) e pulou para nono no geral (a 2h40min48).

Reviravolta – Depois de liderar o Dakar por sete dias, o espanhol Carlos Sainz acabou ultrapassado por Nasser Al-Attiyah, também da Volkswagen, hoje. O piloto do Qatar mostrou muito entrosamento com as dunas e venceu com o tempo de 5h16min30, com 6min36 de vantagem para o espanhol foi a segunda vitória seguida de Nasser e a terceira no rali deste ano.

A nova classificação do Dakar tem Al-Attiyah em primeiro, com 5min14 a menos que Sainz. Giniel de Villiers é outra novidade do dia, na terceira colocação no geral (a 48min45). Stephane Peterhansel caiu para o quarto lugar (a 1h33min30). Já o brasileiro Guilherme Spinelli foi para a nona posição, depois de um dia ruim.

Por fim, nos caminhões, Chagin venceu com o tempo de 6h01min12, com mais de meia-hora de vantagem para Kabirov, provando que segue sendo o mestre dos peso-pesados. Com isso, voltou para a ponta na classificação geral, abrindo 3min27 para Kabirov e 29min36 para Ales Loprais.

Este texto foi escrito por: Webventure