Um dia em que pessoas de mais de 100 países se reúnem em ações de limpeza de praias e de educação ambiental. O Dia Mundial de Limpeza das Praias surgiu em 1986 nos Estados Unidos e, em pouco tempo espalhou-se pela Europa. A idéia omou conta dos outros continentes, marcando a luta pela preservação da natureza.
A limpeza neste ano, acontece hoje, data instituída pelo Centro para a Conservação da Vida Marinha, uma ONG americana. A idéia de fazer a limpeza no terceiro sábado de setembro surgiu nos EUA, marcando o final do verão. “Era uma maneira de as pessoas perceberem o lixo que deixavam nas praias durante todo a alta temporada”, explica Salvattori Siciliano, Coordenador do Clean Up Day no Brasil.
Limpando e educando – Por aqui, várias atividades serão realizadas, em praticamente todos os estados costeiros do país. No Rio de Janeiro, a Trilharte estará organizando um passeio pelas praias de Busos e do Perigoso, entre Barra de Guaratiba e Grumari. O grupo deve contar com mais de 50 pessoas e espera retirar 300 quilos de lixo deixados pelos visitantes. Maiores informações podem ser obtidas no site www.trilharte.com.br
No Rio Grande do Sul, outro grupo de aproximadamente 200 crianças se reunirá para a limpeza na praia de Tamandaí, no litoral norte do estado. O objetivo é, além da limpeza, fazer um trabalho objetivo de educação ambiental.
Em São Paulo, uma das principais atividades acontecerá na Ilha de Anchieta, com mais de 200 crianças de escolas estaduais de Ubatuba recolhendo o lixo das praias.
Em países como Austrália e Nova Zelândia, a data é muito difundida, fazendo parte do calendário de eventos oficiais. No Brasil, você também pode ajudar esta ação. Reuna os seus amigos, escolha uma praia que goste e aproveite para recolher o lixo que encontrar pelo caminho. É uma maneira saudável, e ecologicamente consciente, de fazer parte desta mobilização mundial.
Este texto foi escrito por: Débora de Cássia Pinto
Last modified: setembro 16, 2000