Sacos de lixo e luvas plásticas para auxiliar na limpeza da Pedra do Baú (foto: Divulgação)
No próximo dia 22 de setembro, coincidindo com o início da primavera, será realizado um evento da campanha Dia Nacional da Montanha Limpa.
Esse evento está sendo organizado pela Comissão de Ecologia do Clube Alpino Paulista – CAP – e por entidades e grupos que estão a fim de contribuir de alguma forma para essa iniciativa.
Se você mora em São Paulo, o pessoal estará se dirigindo ao Parque Estadual do Jaraguá e para a Pedra do Baú, em Campos do Jordão. Munidos de sacos de lixo, luvas plásticas e muita disposição, a idéia é retirar todo o lixo que for possível das trilhas e das áreas utilizadas como local de lazer e de prática de esporte pelos montanhistas e pelo público em geral. Além, é claro, de ser um grande encontro de todos os interessados nesta causa que é a preservação dos poucos ambientes naturais que nos restam para que a nossa vida, e das futuras gerações, tenha mais qualidade.
Arregace as mangas – Um evento que nem seria necessário se essa consciência preservacionista já fosse parte da cultura de uma grande maioria de nós brasileiros. Mas, como isso está longe de ser uma verdade, convido você e quem quiser ir junto para aparecer nesses locais, ou em outros mais acessíveis para você, com material, e arregaçar as mangas. Coletar o lixo largado por ali. Quem sabe, aqueles que nunca se ligaram nisso, vendo o esforço de todos, vendo que não é só um problema das autoridades públicas, mas que é uma questão de educação, de solidariedade para com os outros, uma pequena consciência possa ir surgindo.
Se você não é de São Paulo, mas gostaria de fazer alguma coisa, procure os clubes ou associações de montanhismo do local, ou mesmo, faça de forma independente. Reúna os amigos, a turma, pegue os sacos de lixo, as luvas plásticas e saia nesse dia para o parque mais próximo, para a montanha mais próxima, e ande pelas trilhas, pelas áreas utilizadas pelo público, e recolha todo o lixo que puder. Se o grupo for grande, converse com os comerciantes, peça o material para eles; o custo não é grande, mas o objetivo aí é envolver mais pessoas na iniciativa. Veja com o poder público como eles poderiam contribuir coletando o lixo recolhido. Se você tem acesso aos meios de comunicação de sua cidade, divulgue, fale da importância que essa ação tem para vocês e para as gerações futuras.
É claro que sabemos que essa consciência só é realmente formada por um trabalho diário, continuado, infindável de educação promovido por todos aqueles que tenham algum poder de influência na formação coletiva da cultura de um povo. Sabemos que essas ações não são tão eficazes, que elas têm mais o sentido de ser um grande alerta, além de propiciar o encontro entre as pessoas que se ligam com os ambientes naturais e sabem da importância da preservação do meio ambiente como forma efetiva de melhoria das condições de vida. Mesmo assim, se você puder fazer alguma coisa, faça. Obrigada!
Este texto foi escrito por: Helena Coelho