Webventure

Dia ruim para brasileiros no mundial


Eduardo Couto se preparando para entrar na água (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

Direto de Fortaleza (CE) – Os velejadores estrangeiros tiveram maior destaque na estréia do mundial de Laser 2005 do que os donos da casa. Na classificação geral, que soma a pontuação de todas regatas, o primeiro brasileiro aparece em 13°. Robert Scheidt assumiu que tomou decisões erradas na largada da primeira regata e terminou em décimo sétimo. O brasileiro conseguiu se redimir na segunda prova do dia e ficou com a segunda colocação, mas na soma dos resultados Scheidt acumula 19 pontos perdidos.

O líder da classificação acumulada é o francês Jeremie Steyaert, com cinco pontos perdidos. Em segundo lugar, mas com a mesma pontuação está o croata Mate Arapov. Os juizes do mundial informaram que o primeiro critério de desempate é a última regata disputada, a qual o francês foi o vencedor.

Depois de Scheidt, o brasileiro melhor colocado é Bruno Fontes, na 18ª colocação, com 21 pontos perdidos. André Streppel está em trigésimo, com menos 33 pontos. “O primeiro dia de campeonato é sempre mais complicado por causa da tensão. O fato de ser no Brasil complica mais um pouco. Por ser um campeonato muito longo, acredito que o início foi bem satisfatório”, disse o velejador.

Andréas Perdicardis está em 61°, e Eduardo Couto em 67°. “Cheguei com bastante antecedência em Fortaleza para treinar e acredito que será um bom campeonato. A flotilha é muito homogênea e sei que se eu velejar bem tenho grandes chances de ir para a final”, disse Couto. Metade da flotilha total, de 128 barcos, passa para a fase final do evento.

Estréia – O velejador Daniel Jacobbson, de 18 anos, está estreando em campeonatos mundiais da classe Standard, e é o único velejador que não tem o lugar mais alto do pódio como objetivo principal da prova. “Em dezembro vou participar do mundial de Laser Radial aqui mesmo, nesta raia. Então estou usando esse campeonato para aprender com os melhores do mundo e treinar para ir bem na Radial, que é a minha categoria”, disse o velejador.

Confira a classificação geral do mundial após o primeiro dia
1 – Jeremie Steyaert (França), 5 pontos perdidos
2 – Mate Arapov (Croácia), 5 pontos perdidos
3 – Luka Radelic (Croácia), 6 pontos perdidos
4 – Giles Scott (Grã Bretanha), 8 pontos perdidos
5 – Vasilij Zbogar (Slováquia), 8 pontos perdidos

Este texto foi escrito por: Daniel Costa